You are currently viewing Painel de especialistas internacionais critica ação lenta dos governos na resposta à pandemia. “Catástrofe podia ter sido evitada”

Painel de especialistas internacionais critica ação lenta dos governos na resposta à pandemia. “Catástrofe podia ter sido evitada”

Um painel de especialistas independentes convocado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para analisar a resposta global à pandemia de Covid-19, concluiu que os governos agiram “demasiado tarde” e que se não fosse essa ação lenta, a crise de saúde pública “podia ter sido evitada”, avança o ‘El País’.

Este grupo, que estuda há oito meses a circulação da Covid-19 no mundo e os motivos que levaram a uma disseminação global incontrolável em quase todos os países, publicou esta quarta-feira os resultados da investigação, incluindo recomendações para que não se repita uma emergência semelhante.

Para além disso, é ainda deixado um apelo para que se acelere o ritmo de vacinação nos países em desenvolvimento, através da transferência de doses e da suspensão de patentes de vacinas.

“O sistema atual falhou em proteger-nos da pandemia de Covid-19. E se não agirmos agora, não vamos conseguir evitar a ameaça de uma próxima pandemia, que pode acontecer a qualquer momento”, disse a copresidente do painel de especialistas e ex-presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, citada pelo jornal.

Qualquer pessoa que trabalhasse na área de doenças infeciosas sabia que uma pandemia “era uma questão de tempo”, explicou a especialista. “As estantes dos arquivos das Nações Unidas e das capitais dos países estão cheias de relatórios e análises de crises de saúde anteriores. Se os seus avisos tivessem sido ouvidos, teríamos evitado a catástrofe em que nos encontramos hoje”, resumiu.

Há mais de uma década, 11 painéis e comissões de alto nível emitiram recomendações para a preparação para uma pandemia global em 16 relatórios. “Apesar das suas mensagens coerentes, poucas dessas sugestões foram aplicadas”, lamentam os autores deste novo documento, que asseguram que as ameaças à saúde não geraram a mesma preocupação (ou investimento) que outras, como a guerra ou o terrorismo.

Para além disso, as capacidades de resposta dos países foram, na maioria dos casos, insuficientes. O painel não analisa em detalhes o que aconteceu em cada um, mas de maneira geral na Europa foi “clara” a falta de preparação, concluem. Os poucos governos que prepararam e testaram a sua capacidade de resposta foram os de locais que já tinham sofrido situações semelhantes, como Coreia, Japão ou Taiwan.

Recomendações para acabar com a pandemia imediatamente

O relatório faz propostas para acabar com a pandemia o mais rápido possível, incentivando os países ricos a contribuírem com recursos para o mecanismo global de acesso às vacinas contra covid-19 (Covax), de modo a que a distribuição das doses entre os países em desenvolvimento seja acelerada.

Além disso, exige que governos e empresas farmacêuticas concordem com o licenciamento voluntário e a transferência de tecnologia. “Se nenhuma ação for tomada a esse respeito dentro de três meses, uma suspensão “de patentes deve entrar em vigor imediatamente”, alertam os especialistas.

Como evitar futuras pandemias

A longo prazo, as recomendações passam por um sistema multilateral mais forte, com maior capacidade de decisão e mais recursos financeiros. Especificamente, os especialistas defendem o estabelecimento de um conselho global sobre ameaças à saúde, com os países a adotar uma convenção-quadro sobre pandemias nos próximos seis meses.

Outra medida passa por fortalecer a autoridade da OMS para que ela possa publicar informações sobre o surto sem a aprovação de terceiros e enviar especialistas para investigar o mais rápido possível, quando necessário.

O relatório também pede investimentos, tanto na preparação do país quanto no financiamento da OMS, e aumento das contribuições dos Estados membros. Ao mesmo tempo, recomenda a criação de um mecanismo de financiamento internacional para pandemias.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/painel-de-especialistas-internacionais-critica-acao-lenta-dos-governos-na-resposta-a-pandemia-catastrofe-podia-ter-sido-evitada/