You are currently viewing Mapa de risco europeu: Portugal regressa ao primeiro lugar dos países com menos casos por 100 mil habitantes

Mapa de risco europeu: Portugal regressa ao primeiro lugar dos países com menos casos por 100 mil habitantes

Portugal mantém uma situação favorável no que diz respeito à pandemia de Covid-19. Segundo a mais recente atualização semanal do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC na sigla em inglês), o nosso país voltou a ser aquele da UE com menos casos por 100 mil habitantes.

Depois de duas semanas consecutivas em segundo lugar, Portugal voltou ao primeiro, pelos melhores motivos. A taxa de notificação de casos (incidência) a 14 dias, no nosso país, é de 49,55 infeções por 100 mil habitantes, ultrapassando a Finlândia (53,01). Na avaliação anterior, a mesma taxa era de 60,57 infeções, o que mostra uma melhoria.

Aqui, para além de Portugal e da Finlândia, também Malta e a Irlanda apresentam bons resultados neste indicador, com 52,28 e 124,40 infeções por 100 mil habitantes, respetivamente.

Do lado oposto, os piores casos dizem respeito ao Chipre, que regista 797,63 casos por 100 mil habitantes, Lituânia com 535 infeções e ainda a Croácia a reportar 535.

No que diz respeito à mortalidade, Portugal mantém também o primeiro lugar no ranking de menos óbitos, com a taxa de notificação a 14 dias a fixar-se em 2.42 mortes por 100 mil habitantes. Este valor representa, ainda assim, uma melhoria face à semana passada, altura em que este indicador era de em 3,01 óbitos.

Aqui, também estão numa situação favorável, com baixas taxas, países como a Dinamarca com 3,42 mortes por 100 mil habitantes, a Suécia a registar 6,58 óbitos e a Irlanda, com 9,67.

Por outro lado, com mais mortes está a Hungria, a registar uma taxa de notificação de 193,66 mortes por 100 mil habitantes, seguida pela Croácia com 147,36 e pela Bulgária com 147,02.

Quanto ao mapa da incidência, não se verificaram alterações face à semana passada. Recorde-se que o mapa encontra-se ilustrado por cores, sendo que vermelho escuro é o mais grave e o amarelo claro o menos.

Assim, o Algarve e Norte estão com a tonalidade laranja; O Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e Centro estão a amarelo. Quanto às regiões autónomas, tanto os Açores como a Madeira estão também a laranja.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/mapa-de-risco-europeu-portugal-regressa-ao-primeiro-lugar-dos-paises-com-menos-casos-por-100-mil-habitantes/