Variante-Delta

Covid-19: Variante Delta com prevalência de quase 99% em Portugal

O investigador, João Paulo Gomes, do Instituto Ricardo Jorge (INSA), revelou esta terça-feira na reunião do Infarmed, que a prevalência da variante Delta em Portugal é de 97,8% mas juntando a sua mutação Delta Plus, mais contagiosa, o total já é de 98,6%.

Segundo o responsável, todas as regiões têm uma prevalência da variante Delta acima dos 95%. Na região Norte, onde a variante em causa demorou mais tempo a tornar-se hegemónica, isto também já se verifica.

Sobre as restantes variantes, João Paulo Gomes sublinhou que a do Reino Unido (Alfa) apenas representa 1% dos casos. A de Manaus (Brasil) é “residual” (máximo de 0,4%) e a da África do Sul não tem sido detetada nas últimas semanas.

Já a variante Lambda “não tem qualquer expressão” em Portugal e não será, em princípio, “motivo de preocupação”, adiantou o investigador do INSA. Recorde-se que esta variante está presente, sobretudo, em países como o Peru ou o Chile.

Investigadores do Centro Provincial de Guangdong para o Controlo e Prevenção de Doenças na China, descobriram por que motivo a variante indiana ‘Delta’ é mais contagiosa e se espalhou pelo mundo tão rapidamente.

Os cientistas observaram pessoas infetadas com a mutação (B.1.617.2) e descobriram que esta se replica mais rapidamente dentro do organismo humano e que tem um período de incubação mais curto, ou seja, os sintomas aparecem mais cedo.

Os resultados do estudo mostraram que quando a variante Delta infeta alguém, faz réplicas de si mesma, permitindo que se espalhe por todo o corpo, mais rapidamente.

As pessoas infetadas com a mutação tinham uma carga viral mil vezes superior, o que significa que tinham mil vezes mais réplicas nas suas vias respiratórias, do que os que contraíram a mutação original.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-variante-delta-com-prevalencia-de-quase-99-em-portugal/