Covid-19- Vacina espanhola

Covid-19: Vacina espanhola poderá ser testada em Portugal

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) autorizou no passado dia 11 de agosto o primeiro ensaio clínico em humanos, de uma vacina espanhola contra a Covid-19, a vacina PHH-1V da Hipra. Esses ensaios podem chegar a Portugal em outubro, segundo o ‘Expansion’.

De acordo com o jornal espanhol, numa primeira fase, serão escolhidas 30 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos, que não sofreram da doença nem foram vacinadas contra a mesma, para que, nas próximas semanas, sejam inoculadas com as doses da nova vacina.

No estudo, os voluntários serão divididos em grupos e a menor dose começará a ser administrada no primeiro grupo, explica o jornal. Após a avaliação por um comité de vigilância independente dos dados de segurança desses participantes, estes serão chamados para as próximas doses, se nenhum problema de segurança for detetado.

Cada participante receberá duas imunizações com um intervalo de 21 dias entre cada uma, conforme especificado pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde.

Posteriormente, em outubro, será estabelecida a dose mais adequada para ser aplicada em humanos e o estudo será alargado a muito mais pessoas em diferentes centros de saúde de Espanha e, possivelmente, Portugal e Itália, refere o ‘Expansion’.

Quanto às características da vacina, baseada em duas proteínas recombinantes, a investigadora principal do estudo, Lorna Leal, sublinhou o seu potencial, visto que foi desenhada tendo em consideração algumas das novas variantes do coronavírus “de maior interesse “, para além da original que apareceu em Wuhan (China).

“As primeiras vacinas que recebemos consideraram apenas a variante original, o vírus Wuhan original. Este vírus mudou ao longo do tempo, porque isso é o que os vírus geralmente fazem, e esta vacina teve em consideração algumas dessas mudanças”, explicou.

O objetivo da Hipra, segundo o diretor da divisão de Saúde Humana da empresa, Toni Maneu, é chegar à comercialização no primeiro trimestre de 2022 se o cenário for o mais positivo ou “no segundo com um mais realista”.

O laboratório Hipra elevou as suas previsões de produção de 400 para entre 600 e 900 milhões de doses por ano, faixa que poderá ser alcançada em 2022 se todos os filtros anteriores ao lançamento da vacina no mercado forem ultrapassados.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-vacina-espanhola-podera-ser-testada-em-portugal/