Variante-Delta

Covid-19: Variante Delta com frequência de 100% em todo o país

A variante Delta (indiana) da Covid-19 tem agora uma prevalência de 100% em todo o país, de acordo com o mais recente relatório do Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA), hoje divulgado.

“A variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana de 09 a 15 de Agosto, em todas as regiões, de acordo com os dados apurados até à data”, pode ler-se no documento.

Segundo o INSA, “do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1 – Delta Plus)”.

“Esta sublinhagem Delta (B.1.617.2) AY.1 tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana 24” (14 de junho), acrescenta ainda o organismo.

Quanto às restantes variantes, o INSA refere que a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1) “mantém-se baixa e sem tendência crescente”.

“De facto, não foram detetados quaisquer casos da primeira desde a semana 30 (26 de julho) e foram identificados apenas dois casos da segunda na semana 31 (de agosto), esclarece.

No site do INSA “podem ser consultadas tabelas dinâmicas que sumarizam a frequência e dispersão geotemporal das variantes/linhagens identificadas até à data e as mutações de interesse na proteína Spike em cada uma delas”, sublinha o instituto. “Estas tabelas serão atualizadas à medida que se obtenham novos dados de sequenciação”, conclui.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-variante-delta-com-frequencia-de-100-em-todo-o-pais/