Gouveia e Melo

“Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose de vacina”, garante Gouveia e Melo (com áudio)

“Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose de vacina, é um assunto que a DGS está a tratar. Não há sequer certeza científica da sua necessidade”, frisou o coordenador da task force. 

Spotify

O coordenador da Task Force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo disse, esta terça-feira, que ainda não foi tomada nenhuma decisão relativamente à administração da terceira dose.

“Não há nenhuma decisão sobre a terceira dose de vacina, é um assunto que a DGS está a tratar. Não há sequer certeza científica da sua necessidade”, frisou o representante da task force.

“Uma coisa é dar mais uma dose a quem é imunodeprimido ou quem está a fazer um tratamento especifico e que tem as suas defesas mais baixas, mas são casos muito pontuais. Não é uma terceira dose generalizada”, sublinhou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, destacando a importância de atingir um nível de vacinação em que 85% dos portugueses esteja vacinado.

Relativamente aos centros de vacinação que alguns municípios estão a pensar fechar, o vice-almirante Gouveia e Melo frisou que “neste momento ainda temos muita gente para vacinar”. O coordenador da Task Force acredita que estes centros de vacinação “hão de estar connosco até ao fim da corrida”.

Em entrevista à “RTP”, alter Fonseca, da Comissão Técnica de Vacinação da Covid-19 já tinha admitido que a DGS estudava “intensamente” a hipótese da terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Quanto à vacinação para maiores de 12 anos, o coordenador da task force explicou que “nós abrimos a casa aberta para facilitar aos pais e às famílias”. “o universo são cerca de 380 mil jovens, portanto nós vacinamos quase 50% no período de férias”, revelou.

O vice-almirante destacou ainda a “elevada vontade” dos pais de que os filhos se vacinem e ainda que está é uma “oportunidade a todos os jovens de começar o ano letivo com menos preocupações”. ” Já não é só uma questão de saúde, é uma questão de liberdade”, considerou.

fonte: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/nao-ha-nenhuma-decisao-sobre-a-terceira-dose-de-vacina-garante-gouveia-e-melo-776807