“irresponsável”

Permitir um possível contágio de massas nas escolas é “irresponsável”, dizem especialistas

Cientistas de todo o mundo estão a pedir para que as crianças entre os 12 e os 15 anos possam receber a vacina contra a Covid-19: «Permitir a infeção em massa de crianças é irresponsável», garantem os signatários de uma carta aberta publicada no British Medical Jouney (BMJ).

Esta carta, citada pelo Independent, é dirigida a Gavin Williamson, secretário da Educação do Reino Unido, e coloca o foco precisamente neste território – onde os menores de 16 não podem ser inoculados. Além de cientistas, também pais, cuidadores e profissionais da área da educação decidiram assinar o documento, sublinhando que as políticas em vigor em Inglaterra poderão dar origem a uma nova população mais suscetível ao vírus.

Esta seria uma população de grandes dimensões e que teria uma prevalência elevada de infeção, tendo em conta que as crianças circulam em ambientes com muitas pessoas e onde existem algumas dificuldades em cumprir as regras de distanciamento, por exemplo.

Além de apelarem à vacinação das crianças entre os 12 e os 15 anos, os signatários da carta recomendam também a implementação de novas regras sobre a utilização de máscara e sugerem o regresso das bolhas nas escolas, bem como um maior investimento na ventilação dos edifícios.

Gavin Williamson já disse que uma decisão sobre o tema deverá ser tomada «muito, muito em breve» e que o próprio concorda com o alargamento do programa de vacinação aos mais novos.

fonte: https://multinews.sapo.pt/atualidade/permitir-um-possivel-contagio-de-massas-nas-escolas-e-irresponsavel-dizem-especialistas/