Entrevista: Gouveia e Melo

Covid-19: 76,5% dos portugueses estão totalmente vacinados. “Entre a terceira e a quarta semana de setembro” é atingida a meta dos 85%

O coordenador da “task force” de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, disse que, até esta terça-feira, 85,1% da população foi vacinada com uma dose e cerca de 76,5% com duas e manteve a meta de vacinar 85% dos portugueses até ao final de setembro.

Em entrevista à ‘Renascença’, o responsável revelou que Portugal já tinha administrado quase 14 milhões e 392 mil doses de vacinas (85,1%), das quais, mais de seis milhões foram segundas doses (76,4%).

Entre as pessoas vacinadas estão “cerca de 50 mil imigrantes irregulares”, segundo o vice-almirante. “E continuamos à procura deles”, disse, garantindo que não existe razão para estas pessoas terem medo.

“Este processo é de saúde e não tem nada a ver com autoridades; é completamente limpo de consequências, a não ser a boa saúde desses migrantes”, afirmou à ‘Renascença’ sublinhando que a “task force” está preparada “para vacinar até 200 mil” migrantes ilegais.

Gouveia e Melo referiu ainda que a meta dos 75% de população totalmente vacinada está quase a ser atingida, sendo que 85% já receberam a primeira dose.

Estima-se que 85% da população tenha a vacinação completa contra a Covid-19 “entre a terceira e a quarta semana de setembro”, segundo o coordenador.

“A vacinação é o processo mais seguro para nos defendermos deste vírus”, disse argumentando que “o vírus ainda está na fase pandémica e vai estar ainda algum tempo”.

Gouveia e Melo alertou que “este vírus é muito perigoso, porque a incerteza do processo, mesmo para jovens, é grande”. “O receio que devemos ter é apanharmos o vírus num processo que ainda é pandémico e numa altura em que ainda há muita gente a entrar no país. O vírus não está controlado ao nível mundial”, concluiu.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-765-dos-portugueses-estao-totalmente-vacinados-entre-a-terceira-e-a-quarta-semana-de-setembro-e-atingida-a-meta-dos-85/