Regresso ao normal

Há um país que vai começar a tratar a Covid-19 como doença endémica já no final de outubro

A Malásia vai começar a tratar a Covid-19 como uma doença endémica no final de outubro, anunciou esta terça-feira o ministro da Indústria e Comércio Internacional do país, Mohamed Azmin Ali, citado pela ‘CNBC’.

A Covid-19 torna-se endémica quando o vírus SARS-CoV-2, que causa a doença, passa a ser uma presença permanente na comunidade e continua a circular entre as pessoas, como acontece com a gripe, dengue e malária.

Já na semana passada, o ministro da Saúde do país, Khairy Jamaluddin, tinha dito que a Malásia ia aliviar algumas medidas de distanciamento social para se preparar para uma fase endémica da Covid-19. Mas as máscaras ainda serão necessárias para limitar a propagação do vírus, acrescentou.

Mohamed Azmin Ali disse ainda esperar que mais de 75% da população adulta da Malásia esteja totalmente vacinada até ao final de outubro. Atualmente, 88% dos adultos – ou cerca de 63% de toda a população – receberam pelo menos uma dose da vacina, de acordo com dados oficiais.

A Malásia tem lutado para controlar o aumento de casos diários de Covid-19, o que levou o governo a impor vários bloqueios, de forma a controlar os surtos. O país regista agora um total de 1.862.187 casos e 18.491 vítimas mortais.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/ha-um-pais-que-vai-comecar-a-tratar-a-covid-19-como-doenca-endemica-ja-no-final-de-outubro/