Vice-Almirante

Covid-19: Mais de 80% dos jovens entre os 12 e os 17 anos já iniciaram processo de vacinação

ão muitos os jovens portugueses que já foram vacinados contra a Covid-19, com pelo menos uma dose. De acordo com dados da task-force, citados pelo ‘Público’, desde 14 de agosto, 81,8% dos adolescentes entre os 12 e os 17 anos já tinham iniciado o processo.

Segundo a mesma publicação, desde a semana passada que a percentagem de vacinados com uma dose tem aumentado expressivamente, aproximando-se dos valores na faixa etária entre os 18 e os 24 anos (86%).

Para o coordenador da task-force, Henrique Gouveia e Melo, será possível chegar aos 90% de população até aos 17 anos vacinada com pelo menos uma dose, porque “ainda estão por vacinar cerca de 10%” dos jovens nesta faixa etária, que ainda estão a recuperar da infeção, disse ao ‘Público’.

“Os adolescentes continuam a vir [aos centros de vacinação], ainda que devagarinho”, disse o responsável sublinhando que a adesão à vacinação vai subindo à medida que a idade avança.

Segundo os dados da task-force, avançados pelo jornal, Portugal tinha até à amanhã de ontem, vacinados com uma dose 73,5% dos jovens com 12 anos; 79,5% com 13 anos; 80,3% com 14 anos e 81% com 15 anos.

No que diz respeito aos mais velhos – que não precisam da autorização dos pais –, a taxa de vacinação ascendia a 90% (16 anos) e descia para 85% (17 anos), adianta o ‘Público’.

Por outro lado, a recusa da vacina aumenta à medida que a idade desce: “passa de cerca de 2% na faixa etária dos 40 anos para 4% na dos 20 anos”, refere Gouveia e Melo. “Acima dos 50 anos vieram quase todos vacinar-se”, sublinha.

O vice-almirante espera que se tudo correr como previsto, na terceira semana de Setembro Portugal consiga alcançar a meta de 85% da população com a vacinação concluída, avançando assim para a terceira fase do desconfinamento.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-mais-de-80-dos-jovens-entre-os-12-e-os-17-anos-ja-iniciaram-processo-de-vacinacao/