France Faces The Coronavirus

Quais os próximos passos no combate à pandemia? Reunião do Infarmed deve mostrar “a melhor situação” até agora

Especialistas e políticos voltam hoje a juntar-se no Infarmed, em Lisboa, para acompanhar a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, num contexto que o Presidente da República classifica como a “melhor situação” em “ano e meio”.

A reunião, prevista para as 15:00, decorrerá em formato “semipresencial”, depois de a 9 de julho, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, terem estado na sede do Infarmed.

Como tem sido habitual, a ministra da Saúde, Marta Temido, e grande parte dos especialistas estarão presentes e, desta vez, os diferentes partidos com assento parlamentar poderão enviar um elemento à reunião. Os restantes acompanharão os trabalhos por videoconferência.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na quarta-feira estar feliz por participar na reunião do Infarmed com “a melhor situação” relativa à pandemia “em ano e meio”.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que costumava “ir sempre com o coração pequeno – e às vezes pequeníssimo – para as reuniões do Infarmed, tais os números de casos, tais os números de internamentos em cuidados intensivos e tais os números de mortes”.

“Desta vez já se vai discutir abertura, muito abertura, ampla abertura […]. Parece outro mundo”, adiantou.

Na semana passada, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantou que nesta nova reunião do Infarmed será debatido o novo patamar do processo de desconfinamento, num momento em que Portugal está próximo de ter 85% da população vacinada contra a covid-19.

fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/quais-os-proximos-passos-no-combate-a-pandemia-reuniao-do-infarmed-deve-mostrar-a-melhor-situacao-ate-agora