vacinas diferentes

Vacinação da gripe e administração da terceira dose da Covid-19 devem estar concluídas até 15 de dezembro

O coordenador da task-force de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse esta terça-feira que se estima que o processo de vacinação da gripe e de administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19, esteja concluído até 15 de dezembro.

Numa apresentação, na sede do organismo em Oeiras, o responsável referiu que o país está preparado para administrar 400 mil vacinas por semana, “acabando nesta altura os dois processos”.

Gouveia e Melo disse ainda que Portugal atingiu na noite de segunda-feira uma cobertura vacinal de 84,3% de segundas doses e de 86,4% de primeiras doses.

Falta muito pouco para atingir a meta dos 85% de população totalmente vacinada, mas “nesta fase as pessoas parece que não querem tomar a segunda dose”, disse sublinhando que essa situação está a atrasar o cumprimento do objetivo, “que já podia ter sido atingido”.

Atualmente, segundo o vice-almirante, contabilizam-se dois milhões de vacinas contra a Covid-19 armazenadas — as suficientes para administrar a terceira dose a quem dela necessitar — e 480 mil vacinas contra a gripe no território nacional.

Sobre a vacinação de jovens, Gouveia e Melo indicou também que 500 mil já foram vacinados contra a Covid-19 e sublinhou que a incidência  em Portugal começou a diminuir significativamente desde que o país atingiu uma cobertura vacinal de 70%, o que ilustra o poder da inoculação contra esta doença.

O responsável anunciou também que a task force vai agora ser extinta e reduzir-se a um grupo nuclear que vai trabalhar diretamente para o Ministério da Saúde.

Segundo o responsável, esse grupo será dividido em três subgrupos que comunicam com o Governo e com as autoridades de saúde para orientar a vacinação contra a gripe e a administração de terceiras doses contra a Covid-19.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/vacinacao-da-gripe-e-administracao-da-terceira-dose-da-covid-19-devem-estar-concluidas-ate-15-de-dezembro/