Entrevista: Gouveia e Melo

“Missão cumprida” de Gouveia e Melo em nove números

Com Portugal prestes a ter 85% da população com as duas doses da vacina, a task force responsável pela gestão da vacinação contra a Covid-19 vai ser extinta. O ECO reuniu nove números do processo.

Cerca de 11 meses depois de ter sido criada, a task force responsável pela gestão do processo de vacinação contra a Covid-19 foi extinta. Com Portugal prestes a ter 85% da população com a vacinação completa, a “missão” está cumprida, isto apesar de os centros continuarem a funcionar.

E se no início o processo teve alguns percalços, nomeadamente provocados pela escassez de vacinas e atrasos nas entregas, bem como, casos de vacinação indevida — que levaram inclusivamente à demissão de Francisco Ramos –, em fevereiro, o Governo quis dar um novo “fôlego” ao processo entregando a sua gestão às Forças Armadas. Apesar da “missão espinhosa”, o processo é descrito pelo primeiro-ministro como um “sucesso”, tendo levado Portugal às “bocas” do mundo.

Das doses administradas, às doadas, passando pelo efeito no risco de transmissibilidade e na incidência, o ECO reuniu os nove números deste processo.

Portugal é líder mundial na taxa de população com vacinação completa

O sucesso da campanha de vacinação em território nacional tem colocado o país nas “bocas” do mundo. Portugal é atualmente o país a nível mundial com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a Covid-19, de acordo com o site de estatísticas Our World in Data.

Não obstante, se olharmos para a cobertura vacinal por dose (que inclui primeiras e segundas doses), Portugal cai para a segunda posição, sendo apenas ultrapassado pelos pelos Emirados Árabes Unidos.

Mais de 8,6 milhões de portugueses têm a vacinação completa

Desde que arrancou o processo de vacinação e até este domingo, há já 8.930.596 portugueses com, pelo menos, uma dose da vacina, dos quais 8.663.808 já têm a vacinação completa, segundo o relatório divulgado na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Contas feitas, Portugal tem já 85,6% da população com, pelo menos, uma dose da vacina, das quais 84,03% com a vacinação completa, segundo adiantou Henrique Gouveia e Melo. O país está assim “a caminho dos 85%, apesar agora de, nesta fase final, parecer que as pessoas se esqueceram que têm de tomar uma segunda dose”, sublinhou.

Portugal chegou a ter 300 centros de vacinação

Para executar a segunda fase do processo de vacinação contra a Covid-19 foram criados centros de vacinação em massa de norte a sul do país. Estes postos de vacinação foram maioritariamente geridos pelas autarquias em colaboração com as ARS e os agrupamentos de centros de saúde, sendo que o número de centros disponíveis foi variando consoante as necessidades. Se numa fase inicial, em abril, foram criados 120 centros de vacinação, no “pico” do processo (julho) chegaram a ser cerca de 300, segundo aditou a task force ao ECO.

15 milhões de doses administradas

No total, chegaram a Portugal 20 milhões de vacinas contra a Covid. Deste total, cerca de 15 milhões de doses já foram administradas e dois milhões estão armazenados, caso seja necessário administrar uma terceira dose da vacina. Recorde-se que o primeiro-ministro já tinha admitido essa hipótese, pelo que os centros de vacinação criados especificamente para a vacinação contra a Covid vão agora continuar a funcionar e servirão também para a vacinação da gripe. A confirmar-se, António Costa quer os mais idosos vacinados até ao final de dezembro.

158 mil vacinas administradas num só dia

Face à rápida disseminação da variante Delta, desde o início de julho que houve um esforço para acelerar a vacinação contra a Covid-19. Nesse contexto, em meados de julho Portugal chegou a administrar um milhão de vacinas em apenas numa semana, superando as 850 mil estimadas para esse período. Nesse mês, foram batidos sucessivos recordes, sendo que Portugal chegou a administrar cerca de 158 mil vacinas por dia.

85 mil migrantes vacinados

O processo de vacinação contra a Covid em Portugal não foi apenas destinado à população portuguesa, pelo que os imigrantes que se encontram em território nacional também foram convocados para o processo. Segundo explicou Henrique Gouveia e Melo dos 134 mil imigrantes que se inscreveram no portal do Governo criado para tal, na realidade eram menos, dado que havia dados repetidos. Não obstante, Portugal vacinou “85 mil pessoas em processos dirigidos para gente que não tinha a sua situação regularizada em território nacional”, sinalizou o coordenador da task force.

Rt e incidência recuam

A elevada taxa de cobertura vacinal tem tido, indiscutivelmente, efeitos na transmissão da doença. Neste contexto, no que toca aos indicadores que “guiam” a matriz de risco delineada pelo Governo, tanto o risco de transmissibilidade (Rt) como a incidência têm apresentado uma tendência decrescente. Atualmente, o Rt está em 0,85 a nível nacional, enquanto que a incidência cumulativa a 14 dias está em 111,6 casos por 100 mil habitantes.

Só 0,4% das pessoas com vacinação completa foram infetadas

De um total de mais de 6,8 milhões de portugueses vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid há mais de 14 dias, foram identificados 29.373 casos de infeção por SARS-CoV-2, o que representa 0,4% do total, de acordo com os dados divulgados pela DGS e referentes até 3 de setembro. Deste total de mais de 29 mil casos de infeção detetados, foram registados 309 óbitos por Covid (1,1%), dos quais 239 óbitos (77,3%) em pessoas com mais de 80 anos.

Quase dois milhões de doses doadas

Portugal já doou aproximadamente dois milhões de vacinas contra a Covid-19 a países terceiros. “Chegaram, grosso modo, 20 milhões de vacinas. Já doámos cerca de dois milhões de vacinas, 10% do que adquirimos”, disse Gouveia e Melo, na terça-feira. Recorde-se de que para além da iniciativa Covax, o Governo português comprometeu-se a “redirecionar” para Timor-Leste e para os PALOP 5% das vacinas adquiridas.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/09/29/missao-cumprida-de-gouveia-e-melo-em-nove-numeros/