A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, falou esta quinta-feira sobre os jogos de futebol com público que serão permitidos em Portugal, como eventos teste, e sobre a final da Liga dos Campeões, que acontece a 29 de maio, no Porto. Quanto à cultura, a governante espera que possam ser adotadas “regras mais livres a partir de setembro”.
Concretamente sobre a final da Liga dos Campeões, a responsável explicou que foram definidas regras, como “o limite de 12 mil adeptos no estádio e o facto de esses lugares serem marcados com distâncias, o bilhete tem lugar marcado e as pessoas que vierem à final, virão e regressarão no mesmo dia, com teste feito, em regime de bolha, deslocando-se entre o estádio e o aeroporto”.
Sobre a presença de público nos estádios na última jornada, a responsável esclarece que “é um evento-teste, não podemos dizer que vai haver um regresso aos estádios. Não é nada mais do que isso. Têm existido outros eventos-teste”, reitera ainda Mariana Vieira da Silva.
A ministra ressalva também que o mundo do desporto tem sido envolvido no plano de desconfinamento e que “não havia nenhuma outra oportunidade” de fazer um evento teste além da última jornada.
No que diz respeito à cultura Mariana Vieira da Silva reitera que “os testes-piloto têm existido e não há discriminação. Desejamos todos um próximo ano, a partir de setembro, com regras mais livres e procuramos trabalhar em função de testes concretos, tanto na área da cultura como na área do desporto”, afirmou.