Teletrabalho
Apresentação
Objetivos
- Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
- Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
- Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
- Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
- Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
- Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Conteúdos
- Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
- Competências do/a teletrabalhador/a
- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
- Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
- Gestão da confiança
- Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
- Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
- Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
- Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
- Gestão da distância
- Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
- Reorganização dos locais e horários de trabalho
- Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
- Motivação e feedback
- Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
- Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
- Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
- Controlo e proteção de dados pessoais
- Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
- Assistência técnica remota
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
- Formação e desenvolvimento de novas competências
- Transformação digital – novas formas de trabalho
- Gestão da confiança
- Desempenho profissional em regime de teletrabalho
- Organização do trabalho
- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
- Espaço de e para o teletrabalho
- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
- Pausas programadas
- Riscos profissionais e psicossociais
- Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
- Avaliação e controlo de riscos
- Acidentes de trabalho
- Gestão do isolamento
Destinatários
Os destinatários dos cursos modulares, em horário laboral ou pós-laboral, têm de ter idade igual ou superior a 18 anos.
Local:
Coimbra