You are currently viewing Governo vai esperar por lei “solidificada” para negociar teletrabalho com sindicatos

Governo vai esperar por lei “solidificada” para negociar teletrabalho com sindicatos

Bloco de Esquerda, PCP, PS, PAN e PSD têm projetos de lei para alterações à regulamentação do teletrabalho.

O Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública diz que está à espera do resultado dos projetos legislativos dos partidos para alterações às regras do teletrabalho para poder iniciar negociação com os sindicatos da função pública sobre a matéria, mas assegura que a fará quando a lei estiver “solidificada”.

“É público que há projetos de lei apresentados aqui na Assembleia da República sobre a matéria do teletrabalho. Temos de aguardar que a legislação seja aprovada, ou não, que fique solidificada para depois fazer essa negociação, que naturalmente farei com a Administração Pública. Far-se-á, no Ministério do Trabalho, com os privados”, indicou no parlamento a ministra da Administração Pública, Alexandra Leitão, nesta terça-feira.

“Não deixaremos de fazer essa negociação quando for o momento”, assegurou aos deputados, em audição parlamentar durante a qual a governante foi questionada sobre o s resultados de um estudo recente da Direção Geral da Administração e do Emprego Público que apontam que, também na função pública, não houve pagamento aos trabalhadores por despesas adicionais em consumos de luz, água e outros necessários à realização do trabalho a partir de casa, e que nalguns casos os trabalhadores não tiveram a totalidade do equipamento de trabalho disponibilizada pelo empregador.

No parlamento, há propostas do Bloco de Esquerda, PCP, PS, PAN e PSD para rever as regras do teletrabalho, com debate marcado para o próximo dia 5, sendo que a proposta do Partido Socialista remete para negociação coletiva a questão do pagamento de despesas por teletrabalho.

Sobre o processo de negociação com os sindicatos que antecipa, Alexandra Leitão referiu que será necessário ” ir ao encontro de um conjunto de questões que têm que ver com as despesas, que têm que ver com o direito a desligar, que têm que ver com os equipamentos que são dados ou não”.

De resto, considerou, “este não é o momento apropriado para fazer uma negociação que se quer estruturante num contexto que ainda é conjuntural e especial”.

“Este é um contexto de teletrabalho à pressão, motivado por uma situação muito específica, que obrigou a um esforço diferente por parte da Administração. Quando voltarmos ao normal, o teletrabalho terá outras condicionantes e haverá menos pessoas em teletrabalho. Será mais fácil dotá-las com esses equipamentos”, disse ainda a ministra.

fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/governo-vai-esperar-por-lei-solidificada-para-negociar-teletrabalho-com-sindicatos-13618472.html