You are currently viewing Vacinação de portugueses com mais de 30 anos vai começar já em junho

Vacinação de portugueses com mais de 30 anos vai começar já em junho

A notícia foi avançada pelo vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela task force.

Com maio a aproximar-se do final, as notícias para junho são boas, sobretudo para quem tem mais de 30 anos, que até poderá passar férias já com pelo menos uma inoculação contra a Covid-19. O vice-almirante Gouveia e Melo, responsável pela task force de vacinação em Portugal, adiantou à Renascença que a vacinação para as pessoas com idades entre os 30 e os 40 anos vai arrancar em breve: primeiro no Algarve e depois no resto do País, já no próximo mês de junho.

Segundo a rádio, o arranque no Algarve tem a ver com o facto de a região ter uma população mais jovem, estando por isso com poucas pessoas vacinadas, quando comparada com as outras.

Já no restante País, as vacinas aos maiores de 50, 40 e 30 (neste momento está nos maiores de 55) vão sendo abertas por etapas aproximadas no tempo, acabando por se sobrepor. “Em junho, [as pessoas na faixa dos 30-40] já estarão a avançar. Não lhe vou dizer exatamente o dia, mas eles vão começar de forma desfasada”, explicou.

Gouveia e Melo adiantou ainda que o plano é não esperar que todos os maiores 50 estejam vacinados para passar para os portugueses com mais de 40 anos e depois para os maiores de 30. “Como o volume de vacinas é muito grande e a questão do agendamento é uma questão importante — ter pessoas para agendar em quantidade — há um momento em que as três faixas etárias estão abertas em simultâneo”, explicou.

“A nossa estimativa é que, na semana de 8 de agosto, teremos 70 por cento da população toda vacinada, com uma primeira dose. Isto significa que todas as pessoas acima dos 30 anos terão tido oportunidade de ser vacinadas”, garantiu ainda o vice-almirante Gouveia e Melo.

fonte: https://www.nit.pt/fit/saude/vacinacao-acima-dos-30-anos-comeca-ja-em-junho?fbclid=IwAR2cfwloOtpZbpU8ttnP5RH2XPc6BMUIhhNXx1RvdvkGAyeASaJ8HKEeniY