80% da população

Covid-19: Mais de 80% da população entre os 50 e os 65 anos totalmente vacinada esta semana, estima especialista

Tiago Correia, especialista em saúde pública internacional e investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, estima que no decorrer desta semana, mais de 80% da população entre os 50 e os 65 anos, esteja vacinada contra a Covid-19 com as duas doses.

“Esta semana, seguramente, mais de 80% da população entre os 50 e os 65 anos estará totalmente vacinada”, disse em declarações à Multinews, sublinhando que “dos 65 anos para cima essa percentagem já é superior a 90%”. 

Nesse sentido, o responsável considera que “faz sentido que o alívio das medidas seja decidido”, já esta terça-feira, durante a reunião que se realiza no Infarmed.

“O que me parece que está a ser ponderado é: Na próxima reunião do Infarmed haver um maior consenso quanto ao aligeirar de algumas medidas, por causa do avanço da vacinação, sobretudo na população mais vulnerável”, explicou.

Para Tiago Correia, “tem que haver um aligeirar de medidas, porque temos de dar uma mensagem às pessoas de que a vacinação resulta”, defendeu. “Não podemos querer mostrar-lhes isso e depois deixar tudo como está, é contraproducente e ilógico”, acrescentou.

Ainda assim, o especialista esclarece que “aligeirar medidas não significa que tudo tenha acabado, significa irmos arriscando. Explicar que o contágio acontece pelo contacto físico próximo, portanto, duas pessoas totalmente vacinadas, podem ter um alívio de medidas”, indicou.

Recorde-se que Portugal vai solicitar a outros países da Europa, nomeadamente Espanha e Bulgária, cerca de 600 mil doses de vacinas contra a Covid-19 (300 mil a cada), da Janssen e da Pfizer, respetivamente.

A informação foi avançada ontem pelo deputado socialista, Marcos Perestrello, em declarações à ‘CMTV’. “Já pedimos um reforço de 220 mil doses à Noruega e vamos pedir, nos próximos dias um reforço de 300 mil doses da vacina da Janssen a Espanha e de mais 300 mil doses da vacina da Pfizer à Bulgária”, afirmou.

O deputado fez também um balanço do processo até aqui, sublinhando que Portugal já administrou “12 milhões e 100 mil vacinas, 6,8 primeiras doses e 5,3 segundas doses, o que é absolutamente extraordinário”, disse acrescentando: “Temos tido nas últimas semanas um ritmo de vacinação de cerca de 100 mil vacinas por dia”.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-mais-de-80-da-populacao-entre-os-50-e-os-65-anos-totalmente-vacinada-esta-semana-estima-especialista/