lacerda-sales

Lacerda Sales admite 85% da população vacinada antes da terceira semana de setembro

Lacerda Sales admite alcançar o marco de 85% da população totalmente vacinada antes da terceira semana de setembro. Lembra ainda que Portugal é o terceiro país com maior taxa de vacinação do mundo.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considera possível alcançar o marco de 85% da população totalmente vacinada contra a Covid-19 antes da terceira semana de setembro, numa altura que os jovens entre os 12 e 15 anos já estão a ser inoculados.

“Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas durante este fim de semana. Espera-se que, no próximo fim de semana, continue a vacinação desta faixa etária, e que, posteriormente, através de outros procedimentos, nomeadamente da Casa Aberta, continuemos com essa vacinação para chegarmos entre a terceira e a quarta semana de setembro aos 85% de esquema vacinal completo”, referiu António Lacerda Sales em declarações aos jornalistas, acrescentando: “Se possível antes ainda seria melhor, dado que estamos com alguns níveis de antecipação.”

Para o governante estes números são sinónimo de “maturidade” por parte dos pais e crianças: “Durante este fim de semana, pais e crianças, mais uma vez, deram uma grande lição de maturidade a todos nós. Muitas vezes, crianças que convenceram os pais de que era muito importante serem vacinadas”.

António Lacerda Sales lembrou ainda que Portugal é o terceiro país do mundo com maior taxa de vacinação. “Temos, neste momento, 80% da população com primeiras doses e temos 72% da população com esquema vacinal completo, o que me parece extraordinário. Portugal é o terceiro do mundo a vacinar [mais]”, salientou o governante.

Portugal tem já mais de 70% da população totalmente vacinada contra o novo coronavírus, uma meta que foi alcançada mais cedo do que o previsto pelo Governo. O Executivo tinha estimado vacinar 70% da população portuguesa a 3 de setembro, mas esse objetivo foi alcançado mais cedo, a 18 de agosto. Por isso mesmo, esta segunda-feira, mais cedo do que o previsto, arrancou a “fase 2” do plano de desconfinamento.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/08/23/lacerda-sales-admite-85-da-populacao-vacinada-antes-da-terceira-semana-de-setembro/