Pessoas com as duas doses da vacina há mais de 14 dias e com certificado digital não estão a conseguir entrar nos restaurantes devido a falhas na leitura do código QR.
O certificado digital serve de prova de que as pessoas foram vacinadas contra a COVID-19, mas quase um mês depois de ter entrado em vigor, o sistema parece não funcionar como seria de esperar. O certificado comprova que o cidadão já tenha tomado pelo menos uma dose da vacina, tenha testado negativo à COVID-19 ou que tenha recuperado depois de infetado.
No entanto, há relatos de que a leitura dos códigos dos certificados está a ter problemas técnicos, impedindo a entrada nos restaurantes de pessoas que já tomaram as duas doses há mais de 14 dias. Segundo avança a TSF, há certificados de vacinação que estão a ser considerados inválidos pelo sistema no acesso aos restaurantes. São vários os estabelecimentos onde o certificado não é reconhecido pelo equipamento eletrónico, causando o transtorno para cidadãos e funcionários.
É referido que no último fim-de-semana, uma pessoa foi barrada em dois restaurantes diferentes, e não é um caso isolado. Os funcionários dos estabelecimentos dizem que os certificados dão erro de leitura, dando como expirados. O presidente da Associação Nacional de Restaurantes, Daniel Serra, diz que se trata de um problema técnico na leitura do código QR do certificado. Em declarações à rádio, refere que “muitos empresários têm-nos feito chegar este erro, que é um erro técnico e que nada tem a ver com a questão da validade do próprio certificado”.
A teoria é que sejam falhas dos servidores e de algoritmos dos programas informáticos, que embora sejam alheios ao funcionamento do restaurante, são os mesmos que estão “a pagar a fatura”. Salienta que mesmo os clientes que decidem ir ao restaurante, nesta altura pandémica, depois desta experiência negativa acabam por não regressar. Salienta ainda que a obrigação de apresentar o certificado digital tem vindo a causar prejuízos no sector, com quebras nas salas de 90%, levando mesmo a vários restaurantes a fechar ao fim-de-semana.
Problemas técnicos também no acesso ao certificado
De recordar que nas últimas semanas o certificado digital tornou-se um instrumento essencial para quem viaja ou pretende aceder a alguns serviços, como restaurantes e hotéis ou alojamentos turísticos, segundo as regras aplicadas pelo Governo em conselhos de risco elevado, mas alguns utilizadores também estão a ter dificuldades em obter o documento. Há utilizadores que receberam o documento, por email, sem sequer o terem pedido, mas o SAPO TEK sabe que alguns utentes têm tido dificuldade em completar o processo, com indicações de erros no procedimento.
Em alguns casos a que tivemos acesso, só após várias insistências o certificado foi desbloqueado, com o acesso ao documento de utilizadores já com as duas doses da vacina COVID-19, mas há situações mais graves, que decorrem de dados de contacto incompletos, ou agregados, de utentes mais idosos. Uma das situações que nos foi reportada indicava que não havia um contacto válido para a geração de um código de acesso ao certificado, sendo que nesse caso o mesmo número de telefone era usado por dois utentes, em que só um deles conseguiu obter o certificado. A resolução obriga a uma deslocação presencial, em situações que muitas vezes afetam os utilizadores mais idosos, e com menos literacia digital.
Daniel Serra quer propor novas regras, incluindo que se retire a obrigatoriedade de o certificado ser mostrado à entrada do restaurante. Acredita que o governo possa aceitar a proposta, tendo mostrado abertura para essa exigência. Espera-se mesmo uma decisão na próxima reunião de Conselho de Ministros, na próxima quinta-feira.
Nota de redação: O SAPO TEK pediu esclarecimentos à SPMS, entidade que gere os certificados digitais, para apurar as situações de erro e os problemas técnicos reportados, mas ainda não recebeu resposta até ao fecho desta notícia.