primeira e segunda dose da Pfizer

Terceira dose da Pfizer reduz risco de infeção por Covid-19, revela estudo

Dados preliminares de um estudo feito em Israel revelam que a terceira dose da vacina da Pfizer reduz entre 48% a 68% o risco de infeção, após uma semana a 13 dias depois da respetiva administração.

A administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer fornece uma proteção adicional contra as infeções por Covid-19 associadas à variante Delta, indicam os resultados preliminares de um estudo realizado em Israel, onde a dose de reforço está a ser amplamente administrada desde meados de julho.

Os resultados preliminares do estudo realizado pela Maccabi Healthcare Services, organização independente de prestação de cuidados de saúde, apontam que as pessoas que receberam uma dose de reforço da vacina da Pfizer tiveram um risco de infeção entre 48% a 68% menor, após uma semana a 13 dias depois da respetiva administração, face os que receberam apenas duas doses do fármaco.

A proteção aumentou com o tempo, tendo-se verificado uma redução do risco de infeção de 70% a 64% nas duas semanas a 20 dias após a terceira dose, segundo o estudo publicado na terça-feira pela plataforma MedRxiv.

Esta análise ainda não foi revista pelos pares, não obstante, os investigadores que elaboraram o estudo indicam a diminuição da proteção conferida pela vacina contra a infeção por SARS-CoV-2 pode ser neutralizada a curto prazo por uma terceira dose. “À medida que o tempo passa, será possível avaliar os efeitos em desfechos mais raros, mais graves, como hospitalização e morte”, sublinham os cientistas citados Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Recorde-se que devido à maior transmissibilidade da variante Delta, dos EUA a Israel, há alguns países que estão a considerar ou já começaram a oferecer uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Em Portugal, a a DGS já admitiu que poderá ser disponibilizada uma terceira dose para pessoas vulneráveis, ao passo que a Madeira já anunciou que vai mesmo avançar com uma dose de reforço.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/09/01/terceira-dose-da-pfizer-reduz-risco-de-infecao-por-covid-19-revela-estudo/