Opinião é de Henrique Barros, um dos especialistas que marcou presença na reunião do Infarmed nesta terça-feira, 27 de abril.
O epidemiologista Henrique Barros abriu uma perspetiva positiva para o final do próximo verão: “por Setembro, se tudo correr normalmente, esperamos não ter casos”.
Esta hipótese foi manifestada esta terça-feira. 27 de abril, durante a reunião na sede do Infarmed que junta especialistas e líderes políticos. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto fez questão de realçar a importância de o plano de vacinação continuara a decorrer dentro do previsto: “ganhamos cada vez mais com a vacinação”, afirmou.
Na mesma reunião do Infarmed destacou-se a evolução positiva registada desde a reunião de há duas semanas, com o número de infeções a descer, tal como o de óbitos. Henrique Barros explicou que uma pessoa que fique infetada com o novo coronavírus durante este mês de Abril tem uma probabilidade cinco vezes inferior de morrer quando comparado que alguém infetado nos primeiros meses de pandemia.
O facto de as faixas etárias mais velhas serem precisamente as que já avançaram mais com a vacinação, tem reflexo nestes fatores. Na verdade, apenas a faixa etária dos 10 aos 20 anos viu o número de casos aumentar, algo que coincide também com o regresso às aulas que se verificou nas mais recentes fases de desconfinamento. “Sem vacina, podíamos imaginar um retorno a um pico de infeção semelhante ao que aconteceu há alguns meses”, reforçou ainda.
Ainda em sentido positivo, o professor da Universidade do Porto destacou os dados de um inquérito que aponta para que 90 por cento dos portugueses mantenham o interesse em serem vacinados contra a Covid-19.
Recorde-se que, segundo os dados mais recentes, Portugal conta com um total de 834.638 casos e 16.965 óbitos registados desde o início da pandemia. Ao todo, já 793.011 pessoas recuperaram da Covid-19. Em baixo pode ver o vídeo da reunião do Infarmed desta terça-feira, que já terminou.