You are currently viewing Covid-19: Um em cada quatro portugueses já recebeu pelo menos uma dose da vacina

Covid-19: Um em cada quatro portugueses já recebeu pelo menos uma dose da vacina

Cerca de um em cada quatro portugueses já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Os últimos dados disponibilizados pelas autoridades de saúde mostram que 25% da população já tem uma dose da vacina e quase 9% as duas doses (imunização completa), de um total de 3.464.822 vacinas administradas.

Isto significa que para que seja possível atingir a imunidade de grupo, que ao tudo indica acontece quando 70% da população está imunizada, ainda falta vacinar cerca de 61,02% dos portugueses. Nesta segunda fase de vacinação, o objetivo é acelerar o ritmo de administração de vacinas, que deve passar de cerca de 60 mil imunizações por dia, para uma média de 100 mil, segundo já adiantou o secretário de estado da saúde, Diogo Serras Lopes, na semana passada.

Na análise por grupos etários, aquele com maior número de vacinas administradas é de 80 ou mais anos, onde 76,5% das pessoas estão totalmente vacinadas e 92,7% tem pelo menos a primeira dose. Segue-se a faixa etária entre os 65 e os 79 anos, com 4,5% da população com as duas doses da vacina e 52,6% já com as duas.

No que diz respeito às regiões, a maior percentagem de pessoas vacinadas está na Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, com 11,9% da população totalmente imunizada e 27.5% com uma dose da vacina. Segue-se depois a ARS Centro que já administrou as duas doses da vacina a 10,2% da sua população e uma dose a 26,6%.

Recorde-se que nesta fase um dos critérios é precisamente a idade, uma vez vacinados os maiores de 80 anos, a vacinação vai decrescendo para os restantes grupos etários, concentrando-se atualmente no grupo entre os 60 e os 79 anos. A par da idade, são também prioritárias para a vacinação pessoas entre os 50 e 64 anos com uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-um-em-cada-quatro-portugueses-ja-recebeu-pelo-menos-uma-dose-da-vacina/