You are currently viewing Covid-19: Alentejo passa de laranja para amarelo no mapa de risco europeu. Ilhas também ‘aclaram’

Covid-19: Alentejo passa de laranja para amarelo no mapa de risco europeu. Ilhas também ‘aclaram’

Portugal mantém uma situação favorável no que diz respeito à pandemia de Covid-19. Segundo a mais recente atualização semanal do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC na sigla em inglês), as regiões do Alentejo e ilhas reduziram a sua incidência, mudando de cor no mapa de risco do organismo.

O mapa da incidência da pandemia na Europa, encontra-se ilustrado por cores, sendo que vermelho escuro é o mais grave e o amarelo claro o menos. Na semana passada o Alentejo estava a laranja (entre 60 a 119 casos por 100 mil habitantes), mas esta quinta-feira recuou para amarelo (entre 20 a 59 infeções por 100 mil habitantes), o que representa uma melhoria.

Para além disso, também as regiões autónomas dos Açores e da Madeira mudaram de cor, passando de laranja escuro (entre 120 a 239 casos por 100 mil habitantes) na semana passada, para laranja esta semana.

Assim, o Algarve e Norte estão com a tonalidade laranja; O Alentejo junta-se a Lisboa e Vale do Tejo e ao Centro a amarelo. Quanto às regiões autónomas, tanto os Açores como a Madeira estão a laranja.

No que diz respeito aos indicadores de mortalidade e incidência a nível nacional, não há grandes alterações. Ainda assim, a taxa de notificação de mortes a 14 dias, apresenta uma melhoria face à semana passada. A média atual é de 3,01 mortes por 100 mil habitantes, mantendo Portugal em primeiro lugar. Na avaliação anterior, este indicador fixava-se em 4,56 óbitos.

Quanto à incidência, o nosso país manteve o segundo lugar no ranking europeu da menor taxa de notificação de casos (incidência) a 14 dias, tal como na semana passada. Este indicador fixa-se numa média de 60,57 casos por 100 mil habitantes. Na avaliação anterior, a mesma taxa era de 66,75 infeções, o que mostra uma melhoria. Ainda assim a Finlândia continua com uma taxa ligeiramente mais baixa de 55,35 infeções.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-alentejo-passa-de-laranja-para-amarelo-no-mapa-de-risco-europeu-ilhas-tambem-aclaram/