ue

Covid-19: Quase 70% dos adultos da UE têm pelo menos uma dose da vacina e 55% estão totalmente imunizados

Há agora 200 milhões de europeus totalmente vacinados contra a Covid-19, o que corresponde a mais de metade da população adulta. Para além disso, quase 70% tem, pelo menos, uma dose.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, pela porta-voz da Comissão Europeia, Dana Spinant, que sublinhou a continuidade do objetivo de ter 70% dos adultos totalmente vacinados até ao final do verão.

“Até agora, 200 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas na União Europeia (UE)”, disse a responsável citada pela ‘AFP’. Este número, acrescentou, corresponde a “uma percentagem de 54,7% dos adultos” totalmente vacinados, quer porque tenham recebido as duas doses da vacina necessárias ou apenas uma, no caso da Johnson & Johnson”.

Adicionalmente adiantou ainda Spinant, “68,4% dos adultos na UE já receberam pelo menos uma dose da vacina”, naquilo que a responsável diz ser um “progresso muito tangível”.

“Estamos agora entre as regiões do mundo que mais foram vacinadas. Mas é importante que esse avanço seja distribuído de forma mais equilibrada para que não haja locais, onde o vírus se possa espalhar e sofrer mutações”, ressalvou.

Em Portugal, quase metade da população portuguesa, o equivalente a mais de 4,8 milhões de pessoas, já tem a vacinação completa contra a Covid-19.

Segundo o relatório semanal da DGS, 47% dos portugueses já completaram a vacinação e cerca de 64% – mais de 6,5 milhões de pessoas – já receberam pelo menos uma dose da vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

Desde que arrancou o plano de vacinação, a 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu 12,3 milhões de vacinas, tendo sido distribuídas pelos centros de vacinação do território continental e pelas regiões autónomas mais de 11,3 milhões de doses.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-quase-70-dos-adultos-da-ue-tem-pelo-menos-uma-dose-da-vacina-e-55-estao-totalmente-imunizados/