116 concelhos

Semana arranca com medidas mais restritivas em 116 concelhos. Do teletrabalho ao recolher obrigatório (e mais algumas restrições)

Há 116 concelhos e quase oito milhões de portugueses com medidas de restrição mais apertadas, nomeadamente teletrabalho e recolher obrigatório. No arranque de uma nova semana, recorde tudo o que muda.

Nos concelhos de risco muito elevado existe limitação da circulação na via pública a partir das 23h00 e até às 5h00. Os restaurantes podem funcionar até às 22h30, mas às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.

A limitação do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de quatro pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada. Recorde todas as regras para estes municípios, aqui.

Nos concelhos de risco elevado também existe limitação da circulação na via pública a partir das 23h00 até às 5h00. Os restaurantes podem funcionar até às 22h30, mas às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.

Nestes concelhos a limitação do número do número de pessoas por mesa é de seis no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada. Fique a par de todas medidas nestas regiões, aqui.

Teletrabalho obrigatório para todos os 116 concelhos

Juntaram-se 16 concelhos à lista de municípios onde o teletrabalho é obrigatório, medida que se aplica a todos os concelhos considerados de risco elevado e risco muito elevado. São 116 os municípios onde o teletrabalho é obrigatório para todas as atividades que permitam esta modalidade.

Recorde-se que o que conta para esta medida é o concelho onde se localiza o local de trabalho e não o de residência, no caso de trabalhadores que exercem a atividade profissional fora do concelho onde residem.

Além destes concelhos de risco, todos os restantes prosseguem com a medida adotada a 14 de junho de teletrabalho apenas recomendado.

61 concelhos em nível muito elevado e 55 em elevado 

De recordar que o Governo atualizou na quinta-feira os níveis de risco dos concelhos, havendo agora 61 no nível máximo de restrições (muito elevado), 55 no intermédio (elevado) e 29 em situação de alerta, ou seja podem recuar no desconfinamento na próxima avaliação.

No nível de risco muito elevado estão agora mais 14 municípios face à semana passada (47), para um total de 61. Aqui estão as regiões com mais de 240 casos por 100 mil habitantes (ou 480 em baixa densidade), em duas avaliações consecutivas.

Quanto ao risco elevado, concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes (ou 240 em baixa densidade), em duas avaliações seguidas, o aumento foi de 12 concelhos face à semana passada (43).

Em situação de alerta estão agora 29 concelhos, uma redução de um face à semana passada (30). Isto significa que se na próxima avaliação voltarem a ter mais de 120 casos por 100 mil habitantes recuam no desconfinamento.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/semana-arranca-com-medidas-mais-restritivas-em-116-concelhos-do-teletrabalho-ao-recolher-obrigatorio-e-mais-algumas-restricoes/