ue

Três em cada quatro mortes por Covid-19 foram em pessoas com mais de 70 anos

“Estamos perante casos de pessoas que já estiveram infetadas e que ainda não receberam a vacina”, diz o infeciologista Silva Graça.

Em cada quatro óbitos três ocorreram em pessoas com mais de 70 anos, revelou o infeciologista Silva Graça, em declarações à RTP. Nos últimos quatro dias foram registados 65 óbitos e deste 51 em pessoas com mais de 70 anos.

nos 80 anos, a incidência é de 128 casos por 100 mil habitantes, o que representa um crescimento de 54% face à quinzena anterior.

“Estamos perante casos de pessoas que já estiveram infetadas e que ainda não receberam a vacina”, diz Silva Graça. Os especialistas insistem que, nestes casos, os idosos só devem fazer a vacina passados seis meses. Para o infeciologista “este intervalo é excessivo” e levanta a dúvida se estes óbitos estão a surgir na faixa de 5% dos maiores de 80 anos que não estão vacinados.

Os especialistas pedem esclarecimentos das autoridades e alvitram a possibilidade de ser necessário alterar a estratégia de combate à pandemia, — terça-feira os especialistas têm nova reunião no Infarmed, que ajudará o Executivo a tomar decisões no Conseho de Ministros de quinta-feira — tendo em conta que os surtos em lares voltaram a marcar presença. Segundo a DGS, há uma semana eram 32, mais de metade em Lisboa e Vale do Tejo. Este domingo, a União das Misericórdias garante que os casos têm sido pontuais e pouco expressivos.

“Há uma semanas havia seis surtos com três mortes em Faro e Mafra. Passadas uma semana ou duas, já era 16 surtos em lares de idosos”, disse em declarações à RTP João Ferreira Almeida. O presidente da Associação de Lares e Casas de Repouso reconheceu que começam a” ficar preocupados”, admitindo que a entrada “de novos utentes que não estejam vacinados” poder estar a potenciar estas situações ou de funcionários.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/07/25/tres-em-cada-quatro-morte-por-covid-19-foram-em-pessoas-com-mais-de-70-anos/