marta-temido-1

Estádios desportivos: “Há possibilidade de fazer essa abertura”, diz Marta Temido

A ministra da Saúde, após reunião com o Infarmed, disse que há possibilidade de abrir espaços desportivos e não descartou que ocorram os próximos eventos como eventos-teste, desde que sejam em “ar aberto”, onde as pessoas se “sentam de forma pré-programada”.

Sobre o regresso de público aos estádios, a ministra respondeu que, nos “eventos organizados e em ambiente aberto, aquilo que ficou hoje referido pelos peritos foi que há, face a esta situação que temos de aumento de vacinação, a possibilidade de fazer essa abertura”.

“Portanto, espaços abertos, eventos organizados, ou seja, onde há lugares marcados, onde o público entra com uma determinada ordem, onde é mantido o respeito por um conjunto de regras como a utilização de máscara, embora ao ar livre por poderem estar muitas pessoas, separação física, eventual utilização de testes ou certificados para os acessos”, esclareceu Marta Temido.

A ministra não descartou a possibilidade de haver público no jogo da Supertaça deste fim-de-semana, entre Sporting e Braga, até enquadrado como um “evento-teste”. Mas ressalvou que, apesar de ser uma “probabilidade para as pessoas”, não está a par do calendário de competições desportivas.

A governante falou ainda de uma “estabilização” da pandemia e de um sentimento de “esperança” face à evolução da vacinação. Com a variante Delta a ser agora um problema nacional, a estratégia com uma matriz diferente encaminha-se para uma uniformização de medidas, aumentando o limiar de risco para 480 casos por mil habitantes, em vez dos anteriores 120.

https://www.pscp.tv/w/1djxXqlkgWRKZ

fonte: https://multinews.sapo.pt/atualidade/estadios-desportivos-ha-possibilidade-de-fazer-essa-abertura-diz-marta-temido/