Vacinas-Pfizer-e-Moderna

Vacinas Pfizer e Moderna: Efetividade de até 37% com uma dose e até 78% com ambas (nos maiores de 65 anos)

Ausenda Machado do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, apresentou esta terça-feira os dados sobre a efetividade das vacinas de mRNA (Pfizer e Moderna), nos maiores de 65 anos.

Segundo a responsável, para quem tem apenas uma dose, a efetividade da vacina entre os 65 e os 79 anos é de 37% e para maiores de 80 anos é de 35%.

Com as duas doses da vacina, há pelo menos 14 dias, a efetividade aumenta substancialmente para os 78% na população dos 65 aos 79 anos e para os 68% na população com mais de 80 anos, revelou.

A especialista do INSA sublinhou ainda que entre as doses, “a vacina confere alguma proteção, mas não está no seu expoente máximo”, pelo que “é necessário a manutenção da proteção individual e a nível populacional das medidas implementadas”, alertou.

“Os resultados sugerem uma elevada efetividade da vacina mRNA na população com 65 ou mais anos, 14 dias após a segunda dose”, disse sublinhando que “não se verificou um decaimento da efetividade ao longo do tempo” em que a análise foi realizada.

Importa ressalvar que o estudo apenas incide sobre a população acima dos 65 anos, porque à data em que foi realizado, a cobertura vacinal das restantes faixas etárias ainda não era significativa.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/vacinas-pfizer-e-moderna-efetividade-de-ate-37-com-uma-dose-e-ate-78-com-ambas-nos-maiores-de-65-anos/