Os certificados digitais têm validade de 180 dias e, por isso, as pessoas que foram inoculadas no início do processo começaram a receber SMS a dar conta de que o ‘passaporte’ expirou.
No entanto, como esclareceram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde à SIC Notícias, este é um procedimento automático de segurança e a renovação é imediata.
Mas para proceder à renovação do certificado, é necessário fazer um novo pedido através da aplicação Saúde 24 ou do portal do SNS.
É recomendado que a reemissão do certificado seja realizada o mais depressa possível após a recepção da mensagem, já que desta forma podem ser evitados constrangimentos no acesso a determinadas actividades, como restauração ou hotelaria, o que já começou a acontecer.
A data de validade dos certificados fica agora visível, para evitar constrangimentos, explica ainda a SIC Notícias.
Já ontem a RTP tinha dado conta de que centenas de profissionais de saúde tinham visto os seus certificados caducar, já que foram dos primeiros grupos de cidadãos a serem vacinados.
A Ordem dos Médicos denunciou inúmeros problemas em hotéis e restaurantes com os detentores dos certificados a perceberem apenas no local que já não estavam válidos.