António Costa congratulou-se com a decisão de a DGS ter dado luz verde à vacinação universal de menores entre os 12 e os 17 anos e diz que tudo está preparado para que esta faixa etária seja vacinada antes de 19 de setembro.
“As vacinas foram compradas, a logística aprontada e o calendário definido: jovens entre 12 e 17 anos podem ter vacinação completa até 19 de setembro”, escreveu o primeiro-ministro no Twitter.
“Congratulo-me que a ciência tenha confirmado ser possível cumprir o nosso dever de garantir proteção universal a todas as crianças maiores de 12 anos”, começou por escrever António Costa. “Como anunciei a 21 de julho, no debate sobre o estado da Nação, tudo está a postos para garantir a administração de duas doses de vacinas até ao início do ano letivo”, sublinhou.
A Direção Geral de Saúde deu hoje luz verde para a vacinação universal a todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos. Depois do parecer técnico favorável, cabe agora à task force a tarefa logística de inocular as crianças.
“A vacinação dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos está a ser planeada e será divulgada oportunamente”, disse fonte da task force à Multinews, sem ainda serem adiantadas datas concretas.
Para já, a task force prepara-se para vacinar os jovens de 16 e 17 anos no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto e abriu hoje a modalidade ‘casa aberta’ para os maiores de 18 anos.