Entrevista: Gouveia e Melo

Covid-19: Portugal com 85% da população totalmente vacinada na segunda quinzena de setembro, estima Gouveia e Melo

O coordenador da task-force de vacinação contra a Covid-19, o vice-almirante Gouveia e Melo, estima que Portugal atinja a meta de 85% da população totalmente vacinada, na segunda quinzena de setembro.

Em entrevista à ‘CMTV’, o responsável sublinhou que “a missão só está cumprida quando a acabarmos”, o que acontecerá, “em princípio, quando atingirmos os 85% das segundas doses”.

“Nós estamos a cerca de 84%, 83,8% de primeiras doses, entre 73% a 74% de segundas doses, portanto, ainda temos um caminho a fazer”, afirmou acrescentando: Pelas minhas contas, será entre a penúltima e a última semana de setembro”, disse à ‘CMTV’.

Segundo Gouveia e Melo, também nessa altura, quando forem atingidos os 85%, vão começar a ser desmantelados os centros de vacinação, adiantou na mesma entrevista.

Esta previsão significa que a meta dos 85% de vacinados, inicialmente prevista para outubro, pode ser antecipada, à semelhança do que aconteceu com a fase anterior.

Assim que este marco for atingido Portugal entra na terceira fase de desconfinamento, onde restaurantes, cafés e pastelarias deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo, quer no interior quer em esplanadas e estabelecimentos.

Adicionalmente, também nesta fase equipamentos, espetáculos culturais e eventos, como casamentos e batizados deixam de ter limites de lotação e bares e discotecas poderão reabrir, mediante a apresentação do certificado digital ou de um teste negativo à Covid-19.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-portugal-com-85-da-populacao-totalmente-vacinada-na-segunda-quinzena-de-setembro-estima-gouveia-e-melo/