“É fundamental que o mandato desta task-force possa ser renovado”, diz o Governo, renovando por mais seis meses esse mandato.
O Governo renovou por mais seis meses o mandato da task-force responsável pelo plano de testagem contra o novo coronavírus no país. De acordo com o despacho publicado esta terça-feira em Diário da República, o Executivo diz ser “crucial” continuar a assegurar o aumento do número de testes.
Foi a 18 de março deste ano que o Governo constituiu uma task-force para a promoção do “Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal”, composta por um núcleo de coordenação e por entidades de apoio técnico. Nessa altura, o diploma previa que o mandato da task-force durasse seis meses, com possibilidade de ser renovado “em função do progresso da operacionalização” do plano de testagem.
Agora, prestes a terminar esse prazo, o Executivo renovou por mais seis meses o mandato da task-force. “Neste sentido, tendo em conta que o mandato da task-force está prestes a terminar e de forma a que possa continuar a desenvolver a sua atividade, é fundamental que o mandato desta task-force possa ser renovado“, refere o despacho publicado hoje.
No documento, assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde e pela secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, lê-se ainda que esta renovação do mandato produz efeitos desde o dia 1 de setembro.
“No contexto da atual situação epidemiológica (…), considera-se crucial continuar a assegurar o aumento da capacidade de testagem e cobertura, juntamente com o reforço do rastreio dos contactos em todo o país”, justificando ainda o Governo.