Desconfinamento1

Desconfinamento avança mesmo sem 85% da população vacinada (Em atualização)

“Não creio que se justifique haver novos adiamentos”, assegurou António Costa, em declarações aos jornalistas. Portugal está a algumas décimas de ter 85% da população completamente vacinada.

Portugal ainda não atingiu a meta de ter 85% da população residente completamente vacinada, mas o primeiro-ministro, António Costa, garante que tal não deverá justificar qualquer adiamento do desconfinamento anunciado para o início de outubro, que inclui, por exemplo, a reabertura de bares e discotecas e o levantamento da obrigação de uso de máscara em alguns ambientes.

“Não estamos nos 85%, mas estamos praticamente nos 85%. O vice-almirante [Henrique Gouveia e Melo] não precisou qual é a décima em que estamos e explicou as dificuldades em preencher as últimas décimas“, começou por explicar o chefe do Executivo, em declarações aos jornalistas. E acrescentou “Não creio que se justifique haver novos adiamentos [do desconfinamento]. Vamos manter tudo como estava previsto para dia 1 [de outubro], renovando o apelo às pessoas que já tomaram a primeira dose e não a segunda que vão tomar a segunda dose para podermos completar este plano de vacinação o mais rapidamente possível”.

Esta terça-feira, o vice-almirante responsável pela task force da vacinação, Henrique Gouveia e Melo, adiantou que mais de 84% da população portuguesa já tem a vacinação completa, estando o país agora “a caminho dos 85%”, meta que ainda só não foi possível concretizar porque “parece que as pessoas se esqueceram que têm de tomar uma segunda dose”, salientou o responsável. Gouveia e Melo esteve a apresentar, esta manhã, um ponto da situação ao Governo e disse, nesse contexto, prever que dentro de “uma semana, semana e meia” será possível atingir a referida fasquia.

É importante explicar que o Governo tinha feito depender a nova fase de desconfinamento — que deverá arrancar a 1 de outubro — da concretização da meta de ter 85% da população residente completamente vacinada contra o vírus pandémico. A poucos dias do novo alívio das restrições, esse objetivo continua por cumprir, mas o primeiro-ministro garantiu que não haverá qualquer mudança de planos.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/09/28/desconfinamento-avanca-mesmo-sem-85-da-populacao-vacinada/