Está a chegar a época das gripes e das constipações, que poderão tornar mais difícil a deteção de casos de infeção pelo novo coronavírus. Será que um espirro é só mesmo um espirro ou esta dor de cabeça já está a dar sinais de algo mais? Para tentar esclarecer algumas das dúvidas mais comuns dos cidadãos, o Centro de Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América desenvolveu um guia.
Trata-se de uma página disponível online onde são divulgadas informações sobre a Covid-19, mas também sobre a gripe comum. A ideia é ajudar a distinguir doenças e alertar para os sintomas a que a população deve estar mais atenta.
Semelhanças entre Covid-19 e a gripe sazonal:
– Febre ou sensação febril/arrepios
– Tosse
– Falta de ar ou dificuldade em respirar
– Fadiga
– Nariz a pingar
– Garganta inflamada
– Dores no corpo
– Dor de cabeça
– Vómitos e diarreia
– Alterações ao paladar ou olfato, emboras estas sejam mais comuns com a Covid-19
Quanto tempo até aparecerem sintomas?
Tanto em relação à Covid-19 como à gripe sazonal, pode passar um ou mais dias entre a infeção e o início dos sintomas. Por outro lado, verifica-se que uma pessoa com Covid-19 pode demorar mais dias até experienciar sintomas.
Gripe – sintomas um a quatro dias depois da infeção
Covid-19 – sintomas cerca de cinco dias depois da infeção, embora possa acontecer dois a 14 depois
Durante quanto tempo se pode espalhar o vírus?
Em ambos os casos, é possível contagiar outra pessoa pelo menos um dia antes de se experienciar os primeiros sintomas. A grande diferença está no facto de uma pessoa com Covid-19 ser contagiosa durante mais tempo.