You are currently viewing Chegada de imigrantes ao Sul de Portugal não para de aumentar (mesmo em plena pandemia)

Chegada de imigrantes ao Sul de Portugal não para de aumentar (mesmo em plena pandemia)

Continuam a chegar imigrantes estrangeiros a Portugal, mais concretamente à região Sul, uma tendência que nem a pandemia conseguiu travar, de acordo com a investigadora, Alexandra Pereira, que se tem dedicado a este tema no nosso país.

Em declarações à ‘Antena1’, a responsável revela que “mesmo durante a pandemia, continuaram a chegar a Portugal trabalhadores, sempre que as fronteiras estavam abertas”.

“Houve um êxodo grande, da cidade de Lisboa, por exemplo, onde não havia emprego e muitos negócios fecharam, para a agricultura nas zonas rurais” do Sul do país, adianta ainda a responsável, citada pela estação.

Alexandra Pereira participou num estudo do ISCTE, entre 2017 e 2019 sobre a comunidade nepalesa a trabalhar na agricultura no Alentejo e no Algarve, tendo estado em zonas como Zambujeira do Mar, Almograve, São Teotónio, Beja, Faro e Tavira.

Na sequência desse estudo foram realizadas entrevistas a trabalhadores, com o objetivo de encontrar soluções, no entanto, a responsável diz que apenas aconteceu uma reunião no Algarve, com a presença de diversas entidades, em que “as sugestões nunca saíram do papel”.

Sugestões essas que passavam, explica, por “alojamentos com condições mas fora das quintas e acordos multilaterais entre o país de origem e o país de destino, precisamente para cortar essas redes intermediárias, que operam ilegalmente” e muitas vezes “ao nível do tráfico humano”.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/chegada-de-imigrantes-ao-sul-de-portugal-nao-para-de-aumentar-mesmo-em-plena-pandemia/