You are currently viewing Quem não usar máscara na ida à praia ou desrespeitar o distanciamento social arrisca multa até 100 euros

Quem não usar máscara na ida à praia ou desrespeitar o distanciamento social arrisca multa até 100 euros

As normas que ditam a frequência das praias não diferem, na sua maioria, daquelas que vigoraram no ano passado. Mas este ano há multas para quem não cumprir as regras.

Segundo o ‘Jornal de Notícias’, as multas variam entre os 50 e os 100 euros e constam no projeto de decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros de 6 de maio e que regula o acesso às praias durante a época balnear que, nalguns locais, abre já este sábado.

Assim, o uso de máscara pelo banhista vai ser obrigatório até colocar a toalha no areal, sendo sempre obrigatória nos acessos às praias, nos restaurantes, balneários, paredões e até para jogar raquetas.

Segundo o decreto, a distância entre toalhas e grupos mantém-se nos 1,5 e três metros, respetivamente, prevendo-se multas para quem não respeitar.

Os semáforos com a ocupação nas praias também vão regressar e quem se dirigir a uma praia lotada será multado, pelo que é aconselhável a consulta da aplicação Infopraia antes de qualquer deslocação.

No que diz respeito à prática desportiva, nomeadamente de surf, terão as mesmas regras do ano passado, ou seja, cinco alunos por instrutor de surf e a distância obrigatória de 1,5 metros entre pessoas, tanto em terra como no mar.

Nos concessionários, as multas são mais pesadas, entre 500 e 1000 euros, se falharem na higienização e limpeza dos equipamentos ou não afixarem as normas dos banhistas.

O decreto-lei deve ser publicado esta semana, no mesmo dia que a portaria que regula a época balnear.

fonte: https://multinews.sapo.pt/sapo-atualidade/quem-nao-usar-mascara-na-ida-a-praia-ou-desrespeitar-o-distanciamento-social-arrisca-multa-ate-100-euros/