You are currently viewing Máscaras são para ficar, mas Governo estuda plano de exceções para quem está totalmente vacinado

Máscaras são para ficar, mas Governo estuda plano de exceções para quem está totalmente vacinado

O grupo de especialistas que elaborou o plano de desconfinamento já terminou uma proposta com novas regras para gerir o combate à pandemia de covid-19 quando estiver completa a vacinação de todos com mais de 60 anos. Peritos admitem a possibilidade da dispensa da utilização da máscara em contextos específicos para quem já foi totalmente vacinado.

O uso de máscara e o distanciamento social vão continuar a fazer parte do dia-a-dia da generalidade das pessoas, mas pessoas já vacinadas contra a covid-19 há cenários em que o uso de máscara poderá “não será necessária”, avança o jornal Público. Os peritos admitem a possibilidade da dispensa da utilização da máscara em contextos específicos para quem já foi totalmente vacinado – pessoa que recebeu duas doses da vacina há mais de 14 dias.

Os especialistas alertam, no entanto, para vários fatores a ter em conta, principalmente a vacinação, a testagem, as variantes, os internamentos e ainda as infeções nos mais jovens.

De acordo com o grupo, será necessário criar oportunidades para a população poder socializar em segurança, considerando que a intensificação dos contactos é inevitável.  Raquel Duarte, uma das especialistas convidadas pelo Governo para pensar um plano para os próximos meses, afirma que a proposta entregue visa um aumento da liberdade a “conta-gotas”.

“Quisemos que fosse uma proposta equilibrada, com vista a libertar, mas ao mesmo tempo proteger, garantindo que atingimos uma normalidade responsável rapidamente. O novo plano assenta no levantamento faseado das restrições com base nos mesmos critérios de avaliação de risco local e tendo em conta o risco de transmissão em cada uma das atividades, o grau de imunidade da população, o impacto económico, social e mental, tal como na primeira proposta”, explica Raquel Duarte, citada pela publicação.

Já em abril, perante este avanço na vacinação contra a covid-19, que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) decidiu atualizar as orientações sobre o uso de máscaras e distanciamento físico.  Num relatório, traça vários cenários possíveis de interação e um deles visa a possibilidade de relaxamento do uso de máscara e até do distanciamento físico entre pessoas já vacinadas – relembra-se que por “vacinada” entende-se a pessoa que recebeu duas doses da vacina há mais de 14 dias.

Outro cenário possível que permite o “relaxamento” das medidas de prevenção visa o encontro entre alguém não vacinado que se encontre com outra pessoa completamente vacinada, desde que nenhum dos indivíduos tenha um fator de risco (como comorbilidades ou doenças associadas).

fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/mascaras-sao-para-ficar-mas-governo-estuda-plano-de-excecoes-para-quem-esta-totalmente-vacinado