You are currently viewing Notas melhoram a Matemática, mas Português teve uma das médias positivas mais baixas

Notas melhoram a Matemática, mas Português teve uma das médias positivas mais baixas

As notas no exame nacional de Matemática A voltaram a melhorar no ano passado, com cada vez menos escolas em que a média foi negativa, e são duas públicas que lideram o ‘ranking’ elaborado pela Lusa.

Acompanhando a tendência geral de subida das notas, também no exame de Matemática A os finalistas do ensino secundário conseguiram melhores resultados no ano letivo 2019/2020, e a média de todas as provas foi de 13,3 valores, segundo uma análise realizada pela Agência Lusa com base em dados do Ministério da Educação.

A melhoria de quase dois valores em relação ao ano anterior refletiu-se também no número de escolas onde a média foi negativa, que é cada vez menor.

Dos 621 estabelecimentos de ensino onde se realizou a prova, apenas 47 “chumbaram”, o que representa 7,6%, um valor significativamente mais baixo em comparação com os 28,3% registados no ano anterior.

A subida da média nacional do exame de Matemática já se tinha verificado no ano letivo 2018/2019, mas no ano passado os alunos beneficiaram de novas regras para as provas finais do ensino secundário que, devido à pandemia de covid-19, deixaram de ser obrigatórias, servindo apenas como prova de ingresso.

Houve também novidades nas regras de classificação, que foram flexibilizadas com o objetivo de mitigar as desigualdades acentuadas pelo ensino à distância, e apenas foram contabilizadas as respostas às perguntas obrigatórias e aquelas em que o aluno tenha tido melhor pontuação.

Entre os 35.723 exames realizados, um único foi o suficiente para garantir a duas escolas públicas os primeiros lugares no pódio do ‘ranking’ elaborado pela Lusa.

Na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda, a classificação do único aluno que realizou o exame de Matemática A foi redonda e perfeita – 20 valores – valendo a este estabelecimento de ensino público a posição de melhor escola.

Logo a seguir na lista surge a Escola Básica e Secundária Escalada, Pampilhosa da Serra, em Coimbra, que também só levou um aluno a exame e que conseguiu 19,8 valores.

Comparando as quatro provas mais concorridas no ano passado (Matemática A, Português, Biologia e Geologia, e Física e Química), foi, aliás, a Matemática que as escolas públicas mais se destacaram.

Depois do Colégio Efanor, no Porto (19,2 valores), que surge em 3.º lugar, seguem-se outras duas públicas: a Escola Secundária de Vouzela, em Viseu, que entre os 11 alunos que levou a exame teve uma média de 18,7 valores, e a Escola Básica e Secundária da Graciosa, nos Açores (18,4 valores).

No entanto, e apesar de contar com uma das suas escolas entre as 10 melhores do ‘ranking’ global, os Açores são uma das zonas do país com piores resultados nesta disciplina, segundo uma comparação por distritos, em que depois da região autónoma só aparecem Setúbal e, em último lugar, as escolas no estrangeiro.

Por outro lado, o distrito de Viana do Castelo é aquele com a melhor média nacional a Matemática, com 14,7 valores, ainda que seja preciso chegar ao 21.º lugar para encontrar a sua melhor escola. Guarda e Viseu surgem logo a seguir.

Mais uma vez, as raparigas destacam-se, voltando a ter um melhor desempenho neste exame, com uma média de 13,7 valores, ligeiramente melhor que os 12,9 valores conseguidos pelos rapazes.

Português teve uma das médias positivas mais baixas

As notas no exame nacional de Português voltaram a subir no ano passado, mas a média global acabou por ser uma das mais baixas.

Apesar de continuar a subir, a média das notas no exame nacional de Português não melhorou tanto como noutras disciplinas, como Biologia e Geologia ou Física e Química, em que o aumento foi superior a três valores.

No ano passado, a nota média a esta disciplina, que levou a exame 36.620 alunos, foi de 11,9 valores, pouco mais em relação aos 11,8 valores registados em 2019 e, apesar da melhoria, Português foi a segunda disciplina com a média positiva mais baixa, segundo dados do Ministério da Educação.

Ainda assim, a ligeira subida da classificação média global foi também acompanhada do aumento da percentagem de escolas que conseguiram ter uma média positiva: 95,1% em comparação com as anteriores 92,3%.

O Colégio Arautos do Evangelho, em Braga, lidera o ‘ranking’ elaborado pela Lusa, um lugar conseguido pelos dois alunos levados a exame naquele estabelecimento de ensino, cuja média foi de 17,8 valores.

Em 2.º lugar surge o Grande Colégio Universal, no Porto, com 17,0 valores, seguindo-se outro colégio privado, o Colégio Nossa Senhora do Rosário, também no Porto, onde os 28 alunos que fizeram o exame de Português conseguiram uma média de 16,6 valores.

É no 14.º lugar do ‘ranking’ geral que surge a primeira escola pública, a Escola Artística do Conservatório de Música do Porto, com 15,6 valores.

Os três distritos que conseguiram melhores resultados a Português são no Norte, com Viana do Castelo a Ocupar o primeiro lugar, seguindo-se Braga e Viseu, enquanto os piores resultados foram registados nas escolas estrangeiras, na região autónoma da Madeira e em Bragança.

Acompanhando a tendência geral, também nesta disciplina a melhor média é a das raparigas, com 12,3 valores, em comparação com os 11,6 conseguidos pelos rapazes.

Habitualmente, o exame de Português é o mais concorrido, já que é feito pelos finalistas de todos os cursos cientifico-humanísticos, mas em 2020 houve menos quase 20 mil alunos a fazer esta prova do que no ano anterior, uma vez que não era obrigatória para concluir o secundário.

Devido à pandemia de covid-19, o Governo alterou as regras para as provas de avaliação externa, mantendo apenas os exames nacionais do ensino secundário que não seriam contabilizados para a classificação interna, servindo só como provas de ingresso para o ensino superior.

Por outro lado, nestas provas os alunos beneficiaram também de regras de classificação diferentes das habituais, para mitigar as desigualdades acentuadas pelo ensino à distância, e apenas foram contabilizadas as respostas às perguntas obrigatórias e aquelas em que o aluno tenha tido melhor pontuação.

fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/notas-melhoram-a-matematica-mas-portugues-teve-uma-das-medias-positivas-mais-baixas