maiores de 18 anos

Covid-19: Vacinação em ‘casa aberta’ disponível para maiores de 18 anos

A modalidade “casa aberta”, que permite a vacinação contra a Covid-19 sem marcação, num determinado horário, abriu esta terça-feira para maiores de 18 anos.

“Na sequência da decisão hoje comunicada pela DGS, de vacinar universalmente os jovens entre os 12 e 15 anos, e da chegada de um reforço de vacinas ao país, em resultado das recentes negociações do estado português com alguns países europeus, foi decidido abrir a modalidade “Casa Aberta” a partir de hoje, dia 10 de agosto, para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 18 anos”, informou a task force para a vacinação em comunicado.

Está também agora disponível um sistema de senhas digitais para evitar filas.

Para utilizar este sistema, os utentes devem aceder ao portal e tirar uma senha no próprio dia em que pretendem ser vacinados, o que tem de ser obrigatoriamente num centro de vacinação localizado no seu concelho de residência.

A task force explica todos os passos que deve dar:

1. Antecipadamente consultar no portal da afluência e verificar se o centro de vacinação pretendido tem o semáforo verde;

2. Após preencher e submeter o formulário, deverá receber a sua senha digital com o respetivo número e hora prevista.

3. As segundas doses serão sempre no local da primeira dose.

Nesta modalidade são vacinadas primeiras doses de utentes elegíveis que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid19 nos últimos seis meses. Os horários de funcionamento da “Casa Aberta” podem ser consultados aqui.

A modalidade “Casa Aberta” permite assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação.

fonte: https://multinews.sapo.pt/atualidade/covid-19-vacinacao-em-casa-aberta-disponivel-para-maiores-de-18-anos/