seguranca-social-logotipo

Falha na Segurança Social deixa mais de 7.000 recibos verdes sem pagar contribuições

A Segurança Social admite que uma “anomalia” travou o débito direto das contribuições sociais de julho de mais de sete mil trabalhadores independentes, que não serão prejudicados pelos atrasos.

Uma falha técnica travou o débito direto das contribuições sociais relativas ao mês de julho devidas por mais de sete mil trabalhadores independentes, deixando-os em incumprimento, avança o Expresso (acesso pago).

De acordo com o jornal, muitos trabalhadores com a opção de débito direito ativada foram informados, nos últimos dias, de que estão em incumprimento e que devem agora pagar juros pelo atraso das contribuições sociais relativas ao mês de julho (quer deveriam ter sido pagas até 20 de agosto). O Instituto da Segurança Social explica que se trata de uma “anomalia” que afetou cerca de 7.200 trabalhadores independentes, 15% do total, e que já está a ser resolvida. O instituto garante que nenhum trabalhador será prejudicado, nem terá de pagar os referidos juros.

A ativação da opção de débito direto significa que a Segurança Social fica autorizada a proceder ao débito na conta bancária do beneficiário do valor correspondente às contribuições mensais, o que evita atrasos no pagamento. Esta não é, contudo, a primeira vez que esta via de pagamento gera problemas. Em fevereiro deste ano, vários trabalhadores independentes foram afetados pelo mesmo problema.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/08/26/falha-na-seguranca-social-deixa-mais-de-7-000-recibos-verdes-sem-pagar-contribuicoes/