Maiores de 10 anos

Maiores de 10 anos têm de usar máscara na escola. Alunos e professores do 3º ciclo e secundário vão ser testados

Qualquer aluno a partir do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da sua idade, terá de utilizar máscara. O processo de testagem do pessoal docente, funcionários e alunos mais velhos realizar-se-á em três fases, a começar a partir de segunda-feira.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta terça-feira as regras para o início do ano letivo 2021-2022, nas quais se determina que qualquer pessoa com pelo menos dez anos deve utilizar máscara na escola, bem como os alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico, independentemente da sua idade.

No caso de todas crianças que estão no 1.º ciclo, a utilização de máscara comunitária certificada ou cirúrgica é apenas “fortemente recomendada”. Quanto aos alunos que têm problemas de saúde como asma, diabetes ou obesidade, a DGS aconselha a que sejam avaliados pelo médico assistente, que determinará então quais os cuidados a ter e se deve frequentar o ensino presencial.

A estratégia de testagem ao vírus também será reforçada, uma vez que as autoridades de saúde temem que mesmo as pessoas vacinadas sejam um veículo de transmissão do SARS-CoV-2. Assim, nas primeiras semanas do novo ano letivo, os alunos, os professores e o pessoal não-docente serão testados do 3.º ciclo e do ensino secundário, num processo que será feito em três etapas:

  • Fase 1 – Pessoal docente e não docente – 6 a 17 de setembro
  • Fase 2 – Alunos do ensino secundário – 20 de setembro a 1 de
  • outubro
  • Fase 3 – Alunos do 3.º ciclo – 4 a 15 de outubro.

“As autoridades de saúde reservam a possibilidade de realizar os testes que se revelem necessários tendo em conta a evolução da situação epidemiológica. Neste caso, os testes já não serão feitos pela área governativa da Educação, ficando a cargo dos serviços de saúde que os prescreverem”, salvaguarda a DGS.

No referencial é ainda indicado que a operação, que visa quebrar eventuais cadeias de transmissão do vírus, ficará a cargo da área governativa da educação.

fonte: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/maiores-de-10-anos-tem-de-usar-mascara-na-escola-alunos-e-professores-do-3o-ciclo-e-secundario-vao-ser-testados-779629