28% SABER SAÚDE

Estudo revela que o corpo recupera pelo menos 28% das calorias gastas durante o treino

  • Post author:
  • Post category:notícias

Para cada 100 calorias que queimamos nos exercícios, ganhamos automaticamente pelo menos 28 delas, prejudicando os melhores esforços para perder peso com atividade física , revela um novo estudo.

Os resultados também mostram que carregar quilos extras infelizmente aumenta a compensação de calorias, tornando a perda de peso através do exercício ainda mais evasiva para quem já está acima do peso.

O estudo sugere também que a compensação de calorias varia de pessoa para pessoa, e que aprender como o metabolismo responde aos treinos pode ser a chave para otimizar os exercícios para controlar o peso.

Em teoria os exercícios ajudariam substancialmente na perda de peso. Quando nos movemos, os nossos músculos contraem-se, exigindo mais combustível do que em repouso, enquanto outros órgãos e sistemas biológicos da mesma forma gastam energia extra. Graças a estudos de laboratório anteriores, sabemos aproximadamente quanta energia esses processos exigem.

Até recentemente, a maioria das pessoas presumia que esse processo seria aditivo — isto é, caminhar um único quilómetro e queimar 100 calorias. Passear dois, queima 200 e assim por diante, de maneira lógica e matemática. Se não substituirmos essas calorias por alimentos extras, acabaremos queimando mais calorias do que consumimos naquele dia e começaremos a perder quilos.

Mas esse resultado racional raramente acontece. Estudo após estudo, a maioria das pessoas que inicia um novo programa de exercícios perde menos peso do que seria esperado com base no número de calorias que queimam durante os treinos, mesmo que controlem rigorosamente a sua dieta.

Alguns cientistas começaram a especular que o gasto de energia pode ser menos elástico do que pensávamos. Em outras palavras, pode ter limites.

Essa possibilidade ganhou força com a publicação deste estudo foi publicado na Current Biology.

Os cientistas começaram a ver o que acontece com o metabolismo quando nos movemos. Eles recolheram dados de 1.754 adultos. Usando modelos estatísticos, puderam calcular se as calorias queimadas durante a atividade aumentaram o gasto energético diário das pessoas conforme o esperado – isto é, se as pessoas queimam proporcionalmente mais calorias diárias totais quando se movem mais.

Descobriram que não. Na verdade, a maioria das pessoas parecia estar a queimar apenas 72% das calorias adicionais.

“As pessoas parecem compensar as calorias adicionais queimadas pela atividade em pelo menos um quarto”, disse Lewis Halsey, professor de ciências da vida e da saúde da Universidade de Roehampton em Londres e um dos principais autores do estudo.

Inesperadamente, os investigadores também descobriram que os níveis de compensação de energia aumentaram entre pessoas com níveis relativamente altos de gordura corporal. Eles tendiam a compensar 50% ou mais das calorias que queimavam sendo ativos.

É importante ressaltar que o estudo não analisou a ingestão alimentar das pessoas. Concentrou-se apenas no gasto de energia e em como os nossos corpos parecem ser capazes de compensar algumas das calorias queimadas durante o exercício, reduzindo a atividade biológica noutras partes do corpo.

Mas a nova ciência do exercício e da compensação de calorias não é totalmente desanimadora. Mesmo as pessoas cujos corpos compensam 50% ou mais das calorias que gastam durante a atividade física queimarão mais calorias por dia do que se permanecerem paradas, observou Halsey. Para perder peso, também teremos de comer menos.

fonte: https://foreveryoung.sapo.pt/estudo-revela-que-o-corpo-recupera-pelo-menos-28-das-calorias-gastas-durante-o-treino/

admin

Web Designer da Empresa GBC-BEAM.