You are currently viewing Mapa de risco europeu: Portugal já é o país com menos mortes por 100 mil habitantes. Passa a segundo no número casos

Mapa de risco europeu: Portugal já é o país com menos mortes por 100 mil habitantes. Passa a segundo no número casos

Portugal mantém uma situação favorável no que diz respeito à pandemia de Covid-19. A mortalidade tem vindo a reduzir substancialmente, com o nosso país a ser agora aquele da União Europeia (UE) com menos mortes por 100 mil habitantes.

Segundo a mais recente atualização semanal do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC na sigla em inglês), a taxa de notificação de mortes a 14 dias, apresenta uma melhoria face à semana passada. A média atual é de 4,56 mortes por 100 mil habitantes, o que coloca Portugal em primeiro lugar, ultrapassando a Dinamarca. Na avaliação anterior, este indicador fixava-se em 5,92 óbitos (segundo lugar).

Quanto à incidência, o nosso país recuou para o segundo lugar no ranking europeu da menor taxa de notificação de casos (incidência) a 14 dias, contudo este indicador desceu face à semana passada. A taxa de notificação de casos a 14 dias em Portugal fixa-se numa média de 66,75 casos por 100 mil habitantes. Na avaliação anterior, o indicador era de 75,05 infeções, o que mostra uma melhoria. Ainda assim a Finlândia tem uma taxa ligeiramente mais baixa de 66,22 infeções.

O ECDC atualizou também o mapa da incidência da pandemia na Europa, que se encontra ilustrado por cores, sendo que vermelho escuro é o mais grave e o amarelo claro o menos. As principais alterações prendem-se com o Algarve que passou de laranja escuro para laranja e com Lisboa e Vale do Tejo que recuou de laranja para amarelo, o que mostra uma evolução positiva.

Assim, o Algarve, Alentejo e Norte estão com a tonalidade laranja; Lisboa e Vale do Tejo e o Centro encontram-se a amarelo. Quanto às regiões autónomas, tanto os Açores como a Madeira estão a laranja.