You are currently viewing Covid-19: Mais de 2,5 milhões de portugueses já têm uma dose da vacina. 886 mil estão totalmente imunizados

Covid-19: Mais de 2,5 milhões de portugueses já têm uma dose da vacina. 886 mil estão totalmente imunizados

Mais de 2,5 milhões de portugueses já foram imunizados com uma dose da vacina contra a Covid-19 e cerca de 886 mil têm o processo de vacinação completo (com as duas doses). Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Serviço Nacional e Saúde (SNS), através da sua página de Twitter.

Segundo o organismo, até ao momento Portugal já administrou 3.389.345 vacinas contra o novo coronavírus, das quais 2.503.050 correspondem a pelo menos uma dose e 886.295 às duas doses do imunizante.

Os últimos dados disponibilizados pelas autoridades de saúde mostram ainda que 25% da população já tem uma dose da vacina e quase 9% as duas doses (imunização completa). Isto significa que para que seja possível atingir a imunidade de grupo, que ao tudo indica acontece quando 70% da população está imunizada, ainda falta vacinar cerca de 61,02% dos portugueses.

Nesta segunda fase de vacinação, o objetivo é acelerar o ritmo de administração de vacinas, que deve passar de cerca de 60 mil imunizações por dia, para uma média de 100 mil, segundo já adiantou o secretário de estado da saúde, Diogo Serras Lopes, na semana passada.

Na análise por grupos etários, aquele com maior número de vacinas administradas é de 80 ou mais anos, onde 76,5% das pessoas estão totalmente vacinadas e 92,7% tem pelo menos a primeira dose. Segue-se a faixa etária entre os 65 e os 79 anos, com 4,5% da população com as duas doses da vacina e 52,6% já com as duas.

No que diz respeito às regiões, a maior percentagem de pessoas vacinadas está na Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, com 11,9% da população totalmente imunizada e 27.5% com uma dose da vacina. Segue-se depois a ARS Centro que já administrou as duas doses da vacina a 10,2% da sua população e uma dose a 26,6%.

Recorde-se que nesta fase um dos critérios é precisamente a idade, uma vez vacinados os maiores de 80 anos, a vacinação vai decrescendo para os restantes grupos etários, concentrando-se atualmente no grupo entre os 60 e os 79 anos. A par da idade, são também prioritárias para a vacinação pessoas entre os 50 e 64 anos com uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-mais-de-25-milhoes-de-portugueses-ja-tem-uma-dose-da-vacina-886-mil-estao-totalmente-imunizados/