Vacinas da AstraZeneca e Pfizer

Covid-19: Vacinas da AstraZeneca e Pfizer diminuem até 80% probabilidade de morte

Uma única dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer reduz até 80% a probabilidade de morte pela doença viral, de acordo com uma análise do ‘Public Health England’ (PHE), o serviço de saúde britânico, citada pela ‘Reuters’.

Segundo o PHE, esta foi a primeira análise sobre a proteção contra a mortalidade da vacina da AstraZeneca, com base em dados de pacientes reais. O estudo analisou novos casos sintomáticos de Covid-19 entre dezembro e abril.

Pessoas que receberam uma única dose da vacina da AstraZeneca, revelaram uma proteção de 55% contra a letalidade da doença, um valor que reduz para 44% com uma dose da vacina da Pfizer.

“Combinado com a proteção que as vacinas oferecem contra a infeção por Covid-19, é o equivalente a aproximadamente 80% de proteção contra a mortalidade em indivíduos vacinados com uma única dose de ambas as vacinas”, disse o PHE.

Se a análise for às duas doses das mesmas vacinas, a proteção sobe para 69%. Combinado com a proteção estimada contra a infeção por Covid-19, é o equivalente a uma proteção estimada de 97%, adiantou o organismo.

Num outro conjunto de dados, o PHE estima que duas doses da vacina Pfizer-BioNTech possam reduzir o risco de hospitalização em 93% para pessoas com mais de 80 anos.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-vacinas-da-astrazeneca-e-pfizer-diminuem-ate-80-probabilidade-de-morte/