injecting, medical, shot-519389.jpg

Como Portugal, só 22 países têm 70% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid

Portugal já atingiu a meta de ter 70% da população com, pelo menos, uma dose da vacina administrada contra a Covid-19. Além do território nacional, só 22 países ou territórios já alcançaram este marco.

Portugal juntou-se ao leque restrito de países com 70% da população com, pelo menos, uma dose da vacina administrada contra a Covid-19. Além do território nacional, há apenas 22 países ou territórios que já alcançaram esta fasquia.

Até ao momento, já foram administradas 4,31 mil milhões de vacinas em 180 países ou territórios a nível mundial, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês). E se numa fase inicial a escassez de vacinas era um dos grandes entraves ao progresso das campanhas de vacinação, com a maior disponibilidade de vacinas o ritmo de vacinação tem vindo aumentar, situando-se atualmente nas 42,5 milhões de vacinas administradas por dia.

Numa fase inicial, a grande maioria dos cientistas colocaram a fasquia de ter entre 60% a 70% da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina para que se conseguisse atingir a imunidade de grupo. No entanto, alguns estudos indicam que esta meta poderá ser, afinal, uma miragem, uma vez que ainda existem muitas dúvidas sobre o surgimento de novas variantes e dado que novos estudos apontam que as pessoas vacinadas conseguem transmitir da mesma forma a infeção que os não vacinados, isto apesar de continuar a ser reiterado que a vacinação reduz em larga medida o risco de hospitalização e de morte.

Não obstante, o objetivo de ter 70% da população vacina, com pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid foi um dos compromissos assumidos por Portugal e foi alcançado na sexta-feira, 6 de agosto, antecipando em dois dias a data prevista para o efeito. Além de Portugal, há apenas 22 países ou territórios que já atingiram essa meta, dos quais oito na Europa, de acordo com os dados compilados pela Bloomberg.

Gibraltar, que conta com pouco mais de 33 mil habitantes, é o território mais avançado neste âmbito, dado que tem já a totalidade da população vacinada. Este território ultramarino britânico situado no sul de Espanha, é seguido pela Gronelândia que conta também com toda a população com uma dose da vacina administrada, ainda que apenas 47,2% da população tenha completado o processo vacinal, ou seja, uma percentagem muito inferior à maioria dos países que constam do top 20.

Seguem-se as lhas Malvinas/Falkland, também um território ultramarino britânico (com 87,7% com uma dose, das quais 59,2% totalmente vacinadas), as lhas Maldivas (87,7% com uma dose, dos quais 59,2% completamente imunizados) e Malta. O país liderado por Robert Abela é o primeiro país europeu a surgir neste ranking, na quinta posição, com 81,5% dos cidadãos com uma vacina e 78,9% totalmente vacinados).

Estes são, portanto, os cinco países ou territórios com oito em cada 10 cidadãos, pelo que os restantes 17 (além de Portugal) têm mais de 70% da população com uma toma da vacina. Assim, na sexta posição surge Singapura, uma das maiores potências mundiais, com 77,4% dos residentes inoculados com uma dose da vacina, dos quais 64,1% totalmente imunizados. Seguem-se as Ilhas Caimão, território na América o Norte (76,7% com uma dose, das quais 73% completamente vacinadas) e a Ilha de Man, uma dependência autónoma da coroa britânica no mar da Irlanda, com 76,4% dos cidadãos com uma dose da vacina, dos quais 70,4% totalmente imunizados.

A fechar o top 10 dos países com maior taxa de vacinação contra a Covid-19 estão a Islândia e o Quatar. Com cerca de 360 mil habitantes, o país liderado por Katrín Jakobsdóttir tem mais de dois terços (75,8%) da população com uma dose da vacina, dos quais 71,3% completaram o esquema vacinal. Já em décimo lugar, no Médio Oriente, mais precisamente no Quatar, 75,6% dos cidadãos já tomaram a primeira toma da vacina, dos quais 64,5% estão completamente vacinados.

A partir da décima posição começaram a surgir vários países europeus. É o caso da Dinamarca, que está em 14.º lugar no ranking mundial com (73,3% dos cidadãos com a primeira dose, dos quais 57,6% completamente vacinados), das ilhas Faroé, território dinamarquês, que está na 17ª posição (71,5% da população com uma dose, dos quais 62,4% com o esquema completo) e da Bélgica (70,8% com a primeira toma, dos quais 61,9% totalmente vacinados), em 19º lugar.

Já a partir do top 20 e ainda com esta meta cumprida surge, San Marino, país da Europa com cerca de 34 mil habitantes, com 70,3% da população com uma dose (dos quais 69,1% já completaram o processo), o Reino Unido, com também 70,3% da população com uma toma (dos quais 58,2% com o esquema vacinal completo) e, por fim, a vizinha Espanha, com 70,2% dos residentes com uma toma da vacina, dos quais 59,8% finalizaram o processo.

fonte: https://eco.sapo.pt/2021/08/09/como-portugal-so-22-paises-tem-70-da-populacao-com-a-primeira-dose-da-vacina-contra-a-covid/

admin

Web Designer da Empresa GBC-BEAM.