Japão

Covid-19: 86 mil crianças e jovens agendados para serem vacinados no fim de semana

Espera-se que este fim de semana sejam vacinados contra a Covid-19 milhares de jovens entre os 12 e os 17 anos, neste que é o segundo em que acontece o processo.

Contactada pela Multinews, fonte oficial da task-force de vacinação refere que nos dois períodos de agendamento que foram abertos para este fim de semana, registavam-se, até ontem, cerca de 86 mil pedidos de marcação.

“Entre o primeiro (período), para jovens dos 12 aos 15 anos e o segundo, em que abrimos mais para adolescentes dos 12 aos 17, temos cerca de 86 mil agendamentos, para este fim de semana”, indica.

Este é o segundo fim de semana de vacinação desta faixa etária. No anterior, cerca de 150 mil adolescentes receberam a vacina, numa adesão que tem sido forte e que vai permitindo cumprir as metas do plano de vacinação.

“Cerca de 150 mil crianças foram vacinadas este fim de semana, esperando-se que no próximo continue a vacinação desta faixa etária, para chegarmos entre as terceira e quarta semana [de setembro] com 85% de esquema vacinal completa”, disse António Lacerda Sales, secretário de estado e adjunto da saúde, na segunda-feira.

Os utentes desta faixa etária já podem também ser vacinados, através da modalidade “casa aberta” (sem marcação) e em qualquer centro de vacinação, desde que recorram ao sistema de senha digital, o que também vai fazer acelerar o processo.

O anúncio foi feito em comunicado pela task-force no início da semana. “Para esta modalidade, será usada exclusivamente a vacina da Janssen, de toma única”, referiu o organismo adiantando que, para usufruir do sistema de senha digital, é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito e obtenha uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado.

A recomendação da Direção-Geral de Saúde para a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos foi conhecida em 10 de agosto, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que existam doenças de risco para a covid-19.

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/covid-19-86-mil-criancas-e-jovens-agendados-para-serem-vacinados-no-fim-de-semana/