ursula-von-der-leyen

70% dos adultos na UE já estão totalmente vacinados contra a Covid-19

A União Europeia (UE) já atingiu o marco de 70% dos adultos vacinados com as duas doses contra a Covid-19. O anúncio foi feito esta terça-feira pela Presidente da Comissão Europeia, através do Twitter.

“70% dos adultos na UE estão totalmente vacinados. Quero agradecer a muitas pessoas que tornaram possível esta grande conquista”, escreveu Ursula von der Leyen, na legenda da publicação.

Ainda assim, a responsável não se contenta com este feito. “Devemos ir mais longe! Precisamos que mais europeus se vacinem. E temos de ajudar o resto do mundo a vacinar-se também”, afirmou acrescentando: “Continuaremos a apoiar os nossos parceiros”.

Também a Comissária para a Saúde, Stella Kyriakides, já reagiu à notícia: “É um marco importante, mas não vamos parar por aqui”, escreveu numa outra publicação na mesma rede social.

“Para deixar esta pandemia para trás, devemos continuar a vacinar a União Europeia e o resto do mundo. Todos juntos vamos vencer”, acrescentou.

Também esta terça-feira Portugal atingiu um importante marco na vacinação, com cerca de 75% dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, a terem já uma dose da vacina contra a Covid-19.

Espera-se que no final de setembro se atinja a meta de 85% da população totalmente vacinada. Em entrevista à ‘CMTV’, o coordenador da task-force sublinhou que “a missão só está cumprida quando a acabarmos”, o que acontecerá, “em princípio, quando atingirmos os 85% das segundas doses”.

“Nós estamos a cerca de 84%, 83,8% de primeiras doses, entre 73% a 74% de segundas doses, portanto, ainda temos um caminho a fazer”, afirmou acrescentando: Pelas minhas contas, será entre a penúltima e a última semana de setembro”, disse Gouveia e Melo.