Lisboa e Açores

Mapa de risco europeu: Lisboa e Açores ‘aclaram’. Algarve mantém-se a única região a vermelho

  • Post author:
  • Post category:Covid-19

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC na sigla em inglês), divulgou hoje a sua atualização semanal da evolução da pandemia de Covid-19, que mostra que as regiões de Lisboa e Açores mudaram para uma cor mais clara, ou seja, reduziram a sua incidência.

O organismo criou um mapa de risco, que reporta a incidência, assinalado por cores (quanto mais escuro mais grave), que é atualizado semanalmente. Lisboa está agora a laranja (antes estava a laranja escuro), com uma incidência de 120 a 239 casos por 100 mil habitantes.

Os Açores também ‘aclararam’, passando de laranja para laranja claro, com uma incidência que se fixa agora entre 60 a 119 infeções. O Algarve mantém-se a única região a vermelho (480 a 959 casos), as restantes estão a laranja mais escuro (240 a 479 infeções).

O ECDC atualiza também semanalmente os indicadores de incidência e mortalidade dos países europeus. Contudo, esta semana os valores estão, para já, iguais à anterior.

Assim, Portugal regista uma taxa de 15,25 mortes por 100 mil habitantes, estando em oitavo lugar. Neste indicador, o ranking do ECDC é liderado pela Bulgária (55), Chipre (48), Grécia (38), Lituânia (66), Espanha (32), França (22) e Malta (17).

Do lado oposto, os países com menos mortes são Polónia, Eslováquia e Suécia, todos com uma taxa inferior a uma morte por 100 mil habitantes.

No que diz respeito às infeções, Portugal regista uma incidência de 306,42 casos por 100 mil habitantes, mantendo-se no ranking dos seis com mais elevadas taxas de incidência. 

A liderar no número de casos por 100 mil habitantes estão o Chipre (496), Irlanda (504), Grécia (412), França (403) e Estónia (334). No extremo oposto, com as taxas de incidência mais baixas estão a Polónia (7) e a Hungria (17).

fonte: https://multinews.sapo.pt/noticias/mapa-de-risco-europeu-lisboa-e-acores-aclaram-algarve-mantem-se-a-unica-regiao-a-vermelho/

admin

Web Designer da Empresa GBC-BEAM.